Google Play

Uma importante parte de um sistema operativo, principalmente em dispositivos móveis, é a loja onde vamos buscar todas as nossas aplicações e procuramos outras. Nos Android, temos o Google Play que não só tem mudado o seu visual ao longo dos anos também já chegou a mudar de nome. Um design simples e intuitivo, uma procura fácil e uma boa organização das aplicações é o que se procura nestas lojas. O Google Play tem vindo a crescer na quantidade de conteúdo que fornece, passou de apenas nos mostrar aplicações a mostrar filmes, livros e músicas e o design atual está a precisar de uma estética atualizada e de uma reorganização.

Google play

   

Há cerca de uma semana atrás, recebemos a palavra de que o Google Play iria receber finalmente a sua atualização, atualização tal que vai trazer um design mais inspirado no conceito de Material Design, que foi adotado pela Google há cerca de um ano e tem sido a base não só para o design das várias aplicações Android como também para o próprio design do sistema operativo, e a tal reorganização.

Tirando as boas novidades no departamento do design e estética no geral, a atualização separa claramente, logo a partir do ecrã principal da aplicação, Aplicações/Jogos e Entretenimento (livros, música, filmes), o que realmente vai dar uma melhor coesão à loja.

Google Play 2

Por baixo dos dois “grandes” separadores, Aplicações/Jogos e Entretenimento, somos recebidos por vários cartões, muito ao estilo do Material Design, com várias recomendações baseadas nas nossas procuras e aplicações já instaladas enquanto no Entretenimento os cartões estão organizados por revistas, músicas e filmes. Pelos vistos, a atualização já chegou a alguns dispositivos e provavelmente pode demorar mais uns quatro dias a chegar a todos os dispositivos globalmente.

sensor

Outra novidade que o Google Play traz, e provavelmente a mais importante, é a possibilidade de autenticação de compras a partir da impressão digital, ou seja, em smartphones que têm sensor de impressões digitais. Esta ação resulta em parte de o novo Android Marshmallow suportar as funcionalidades dos sensores de impressões digitais nativamente e de os novos Nexus trazerem ambos este sensor. Para além disso, outros fabricantes já incorporam sensores de impressões digitais nos seus dispositivos há algum tempo mas para tirar proveito do mesmos, os fabricante tinham que desenvolver todo o software necessário para os operar porque o Android vindo diretamente da Google ainda não suportava sensores de impressões digitais.

LG Nexus 5X

Como seria de esperar, apenas dispositivos com Android 6.0 que também já tenham recebido a atualização do Google Play é que podem realmente utilizar esta autenticação de compras a partir da impressão digital, este facto basicamente limita os dispositivos capazes disto ao Nexus 5X e Nexus 6P. Mas à medida que os fabricantes começam a lançar a atualização para a versão mais recente do Android cada vez mais dispositivos vão poder aproveitar a funcionalidade.

Talvez queiras ver:

Via9to5Google
FonteAndroid Central
Membro do 4GNews há já 1 ano e estudante no 12º ano. Se bem me lembro , comecei a interessar-me por smartphones e outras coisas desde o momento que consegui perceber do que realmente se tratavam! Tive imensa sorte e encontrei este site, mandei um email e aqui estou a escrever para a 4GNews - um site originalmente PORTUGUÊS.