Google Play Protect. Confia nele para proteger o teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Não é um sistema perfeito, não é um mecanismo de proteção isento de falhas, compromissos e imperfeições. As conclusões chegam-nos de Madgeburg na Alemanha. Chegam-nos através dos resultados da AV-Test, uma agência de segurança que periodicamente avalia o desempenho de várias soluções de anti-virus. Aqui, o Google Play Protect revelou algumas falhas na proteção do teu Android.

Esta entidade avalia vários programas de anti-virus para Windows, Mac OS, Android e até para Linux e os resultados em si foram bastante animadores. Esta empresa atribuiu uma pontuação perfeita a 12 programas avaliados e recomendou outros 19 programas. O único mecanismo de proteção que ficou fora da sua lista foi o Google Play Protect para Android.

Vê ainda: d

Antes de mais temos que perceber como é que esta agência / empresa avaliou estas soluções de segurança (programas de anti-virus). A V-Test avalia cada programa de anti-virus com 13 pontos possíveis. 6 pontos são destinados à proteção. 6 pontos são destinados à facilidade de utilização. O ponto extra fica reservado para os programas que surpreendem a marca.

Ao obterem 8 pontos na avaliação V-Test a solução de anti-virus obtém a sua recomendação. Agora, na sua mais recente avaliação, a V-Test distribuiu várias pontuações perfeitas. Um grande rol de aplicações anti-virus para Android receberiam esta distinção.

Pontuação máxima em anti-virus para Android:

Começando pela AhnLab V3 Mobile Security. A Alibaba Mobile Security. A Avast Mobile Security. O AVG AntiVirus Free. O Bitdefender Mobile Security. O G Data Internet Security. O Kaspersky Lab Internet Security para Android. O McAfee Mobile Security, sem esquecer o PSafe DFNDR Security. Até mesmo o Symantec Norton Mobile Security, o Tencent WeSecure e por último o Trend Micro Mobile Security & Antivirus. Uma boa mão cheia de pontuações perfeitas.

Já por outro lado, a Google Play Protect obteve 0 pontos no seu ranking de proteção para Android. Teria 6 pontos (máximo), na usabilidade / facilidade de utilização. Segundo a V-Test, a Google Play Protect apenas detetou 63% de todos os malware e vetores de ataque que a empresa alemã lhe "atirou".

Google Play Protect não é perfeito na proteção do teu Android

Todavia, é preciso entender o funcionamento e conceito da Google Play Protect. A Google Play Protect não é o teu típico programa / aplicação de anti-virus para Android. Não é uma aplicação que possas descarregar para o teu Android. Com efeito, a Google Play Protect está sempre presente, em todo e qualquer dispositivo Android. Poderás encontrar o seu menu de análise dentro da Google Play Store.

A Google Play Protect analisa, faz um scan a cada aplicação (App) que tu descarregas para o teu Android. De vez em quando, sempre que por exemplo uma aplicação instalada recebe uma atualização, a Play Protect volta a fazer um scan na aplicação. Isto para não consumir recursos ao teu dispositivo Android. Algo que resultaria em diminuição da autonomia de bateria e até mesmo uma lentidão / abrandamento do smartphone / tablet.

Google Play Protect não deve ser comparado às demais soluções para Android

Já por outro lado, as típicas aplicações de anti-virus para Android acabam por consumir mais recursos no teu dispositivo. Algumas soluções estão constantemente ativas, sempre em segundo-plano. O resultado será um consumo rápido de bateria e uma lentidão generalizada, sobretudo nos dispositivos de gama média / baixa.

Por outro lado, é inegável o facto de que uma possível ameaça será mais facilmente detetada pelas aplicações anti-virus do que pela Google Play Protect. O que este teste nos provou foi que cerca de 30 a 40% das ameaças acabam por não ser detetadas pelo "anti-virus" da própria Google.

Google Play Protect é uma solução leve e gratuita

Todavia, os testes efetuados pela empresa alemã não se traduzem em situações de vida real. Situações em que todo um leque de ameaças tenta passar pelos filtros de segurança de uma só empreitada.

A Play Protect tem um funcionamento passivo, isto é, só entra em ação quando uma aplicação é instalada, atualizada ou a mando do próprio utilizador. Isto coloca-a em clara desvantagem perante as outras soluções de proteção.

Esta solução gratuita já está instalada em todos os recentes dispositivos Android. Encontrarás o seu menu dentro das "Minhas aplicações" na Google Play Store". Aí poderás fazer um scan ou ver os possíveis alertas de segurança. Seja como for, é um filtro que não pesará no teu dispositivo Android.

Não é perfeito e se costumas descarregar aplicações fora da Google Play Store então talvez seja boa ideia comprar uma solução de segurança. Mesmo assim, a grande maioria dos utilizadores apenas utilizará a Play Store como fonte única ou pelo menos principal de conteúdos. Desta forma não vemos qualquer necessidade para comprar algo que eventualmente deixará o teu smartphone mais lento e que consumirá mais bateria.

E tu, tens algum programa de anti-virus instalado no teu Android? Pessoalmente nunca senti necessidade de utilizar / comprar uma destas aplicações. Testei várias e apesar de terem cada vez mais funcionalidades, os recursos do smartphone acabam sempre por "sofrer".

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 e Huawei P20 Plus começam finalmente a fazer sentido!

d na Europa

Redmi Note 5 Pro. 300 mil unidades vendidas em 3 minutos

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.