Google Play: em breve a tua localização estará bem mais segura no Android!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Além de estar a desenvolver o novo Android 11, a Google está também empenhada na melhoria das suas regras e políticas de funcionamento da Google Play. Considerando as inúmeras polémicas e controvérsias que envolveram quebras de segurança de dezenas de aplicações para smartphones Android, segurança e privacidade é um dos pontos mais importantes para a empresa.

Para tentar garantir ao máximo a segurança das informações dos seus utilizadores, a Google Play vai passar a supervisionar individualmente todas as aplicações que afirmam necessitar de acesso à informação de localização enquanto em plano de fundo.

Critérios mais rigorosos para dar acesso a informação sobre localização

De acordo com as informações publicadas no Android Developers Blog, a partir de abril, todas as aplicações que requerem acesso a informações sobre a localização do smartphone (enquanto em plano de fundo), terão de passar pelo novo processo de análise.

Ao que parece, esta análise será feita manualmente e não através de um sistema automático. Os critérios serão simples, mas muito importantes, considerando se a aplicação em questão:

  • Oferece real valor ao utilizador com o acesso a estas informações
  • Se é uma funcionalidade importante para o seu objetivo primário
  • Se os utilizadores poderiam esperar que a App acedesse a estas informações

É importante realçar que, também as aplicações da Google irão passar por este processo de filtragem, para que seja mantida total transparência.

Processo irá demorar vários meses até "cobrir" todas as Apps na Google Play

Apesar de todo o processo ter implementação agendada para o mês de abril, irá estender-se por vários meses até novembro. Os developers podem já começar a enviar os seus pedidos através da Play Console, de forma a receber feedback sobre as condições da sua aplicação.

Até agosto, todas as novas aplicações que requerem acesso a informações sobre localização em plano de fundo terão de receber aprovação através das novas políticas. Até novembro, todas as aplicações presentes na Google Play terão de garantir também aprovação, caso contrário poderão acabar por ser removidas da loja de aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 11 vai trazer funcionalidade que a One UI da Samsung já tem há anos!
  • Google Play Store: jogar jogos antes de serem transferidos pode ser uma realidade
  • Assistente Google recebe funcionalidade perfeita para quem tiver carros elétricos
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.