Google Play - Loja de Apps Android valorizará "Qualidade acima de tudo"!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

As aplicações, Apps ou aplicativos são os programas que utilizamos todos os dias para as mais variadas tarefas, fins e propósitos. São elas que diferenciam o nosso smartphone Android ou Habilita-te a ganhar um Huawei P10 no Patreon da 4gnews

Foi a própria gigante tecnológica que anunciou uma considerável mudança no seu algoritmo de pesquisa de Apps na sua Google Play Store. Com o objetivo de valorizar Apps de qualidade e proporcionar uma melhor experiência aos utilizadores de Android.

Mudanças no algoritmo de pesquisa na Google Play Store

Se estás à procura de uma App ou um jogo na Google Play Store os resultados que encontrarás sofrerão algumas mudanças. Os impactos serão significativos principalmente para os desenvolvedores de software e claro, para os programadores.

Segundo avança a própria Google no seu phonearena, os utilizadores encontrarão um vasto leque de aplicações de qualidade no topo da Google Play Store, por outro lado, as Apps semelhantes mas com baixo padrão de qualidade serão relegadas ao fundo da tabela.

Como é que a Google decide quais são as boas Apps e as más Apps?

Este novo algoritmo que foi agora implementado terá em conta as avaliações na Google Play Store, os relatos e queixas sobre consumo excessivo de bateria, tempo de carregamento elevado, FC's ( Force closes) ou erros inesperados da aplicação.

Caso a App em questão tenha alguma destes sinais de alerta e eles sejam detetados pelo novo algoritmo muito provavelmente a App em questão irá afundar na tabela.

No revés da moeda, todos os desenvolvedores que apostarem na performance e desempenho das suas aplicações e tenham um feed-back e avaliação positiva do seu trabalho verão os seus esforços recompensados com as suas Apps no topo da tabela.

Desta forma a Google poderá finalmente começar a "varrer" a sua loja de Apps onde atualmente encontramos várias Apps completamente inúteis, recheadas de publicidade, autênticos veículos de luxo para malware e outras maleitas que continuam a dar mau nome a este sistema operativo.

Estas mudanças vão obrigar os desenvolvedores a pensar no bem bem estar dos utilizadores, a utilizar as ferramentas que a gigante tecnológica disponibiliza para que sejam detetados erros, lentidões e outros aspectos que possam influenciar negativamente a utilização de algo tão vital no nosso dia-a-dia como as Apps.

Para mais informações sobre Android e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O que achas desta decisão da gigante tecnológica, estará a PlayStore repleta de más Apps?

Outros assuntos relevantes:

OnePlus cancela atualização para OxygenOS 4.5.7 prometendo novidades

TOP 10 – Samsung, Apple, Huawei e as maiores construtoras de 2017

Overwatch: vêm aí os aguardados Summer Games

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.