Google Pixel Launcher Android Google Play Store Android poupar espaço
Experimentar aplicações e jogos sem os teres que instalar no teu dispositivo móvel Android? Sim, já é possível! Agora, trazemos-te algo novo.©9to5google

Para todo e qualquer leitor da 4gnews o conceito / definição de “Launcher” para Android não deverá apresentar dúvidas. Sobretudo quando publicamos semanalmente várias alternativas, vários launchers que aqui podes encontrar na nossa seção de “Dicas“. Todavia, para quem tem um smartphone antigo, a utilização de um launcher para Android pode tornar o dispositivo lento. Aliás, sendo frequentemente notório o decréscimo de performance. Ora, felizmente existe o Google Pixel Launcher.

Este Google Pixel Launcher, ou simplesmente Pixel Launcher, conta com várias das otimizações da plataforma Android Go. O seu objectivo último é dar uma nova vida ao teu dispositivo móvel Android. Ainda que já não seja propriamente o mais novo ou poderoso do mercado.

Vê ainda: Xiaomi quer bater recorde de vendas de smartphones em 2018

Ora, em primeiro lugar, recapitulemos o conceito de “Launcher” ou lançador numa tradução literal da palavra. Em suma, podemos caracterizar este tipo / grupo de aplicações como sendo uma interface do utilizador (UI) para o sistema operativo Android. Por sua vez, esta permite que o utilizador interaja e controle o seu dispositivo, existindo uma vasta panóplia de alternativas na Google Play Store, por exemplo.

Tal como nos conta a publicação AndroidAuthority existem incontáveis launchers para Android na Google Play Store. Cada qual com os seus extras, apelando a todo o tipo de gostos e a todo o tipo de consumidores, com alguns a serem gratuitos e outros bem pagos. Com efeito, esta é a magia do sistema operativo Android, a enorme capacidade de personalização de todo o sistema.

Google Pixel Launcher, a solução para o teu Android

Todavia, nem sempre é fácil encontrar o launcher para Android que se adequa na perfeição às tuas exigências, gostos ou limitações do teu equipamento. É exatamente aqui que entrar o Google Pixel Launcher, uma solução extremamente popular e já disponível no portal XDA-DevelopersO melhor de tudo? Não precisas de fazer “root” (conceder permissões de raíz) ao teu terminal, contando este launcher com imensas otimizações de desempenho.Google Pixel Launcher Android antigo

Sem complicações ou necessidade de fazer Root

Este Google Pixel Launcher é da autoria do membro AmirZ, diferindo da edição anterior por utilizar menos memória RAM. Todavia, apresenta sempre uma grelha de 4 x 4, desativando também os Widgets. Mais ainda, desligando também os pontos para as notificações. Desta forma, acaba por ser muito leve, ideal para smartphones antigos mas não propriamente indicado para equipamentos novos ou com alta resolução.

Acima podemos ver um exemplo do launcher em questão aplicado a um Samsung Galaxy S8. Sendo ele um dispositivo de alta resolução (Quad-HD+), acabamos por ter ícones enormes. Ainda assim, para estes dispositivos de topo poderás utilizar a versão convencional deste “lançador”. Encontrarás os links para download mais abaixo.

Cumpre aqui salientar que a utilização deste Google Pixel Launcher num terminal Android com alta resolução acaba por apresentar ícones enormes. Ora, não é propriamente o design ou look mais apelativo num smartphone novo. Ainda que seja extremamente comedido no consumo / utilização de memória RAM. Já por outro lado, se o teu smartphone (telemóvel inteligente) já tem uma certa idade. Ou recursos limitados, então esta será a solução ideal.

Tal como nos conta o portal XDA Developers, este launcher para Android utiliza cerca de um terço (1/3) da memória RAM. Isto quando comparado com a versão normal do Google Pixel Launcher. Mais ainda, será um grande trunfo para quem tiver um smartphone com especificações comedidas.

Google Pixel Launcher com otimizações do Android Go

Nokia 1 Android Go
O Nokia 1 é um dos exemplos de dispositivos móveis lançados ao abrigo desta plataforma.

Será também uma alternativa viável para todo e qualquer utilizador de um dispositivo com Android Go. Ora, sendo estes os terminais mais modestos do mercado. Note-se ainda que a gigante de Mountain View optimizou toda a plataforma Android Go para terminais com 512MB de memória RAM. De igual forma, optimizaria a plataforma para ser fluída com apenas 8GB de armazenamento interno. Poderás encontrar aqui mais esclarecimentos sobre o mesmo no portal XDA Developers.

Descarrega AQUI o Google Pixel Launcher [não necessita de permissões Root]

Ora, por muito boa que seja esta opção para aqueles smartphones mais modestos e comedidos nas especificações, se tiveres um dispositivo mais poderoso também temos algo ideal para ti. Com efeito, a versão normal do Google Pixel Launcher é ideal para quem tem um smartphone com bastante RAM. O mesmo se aplica aos dispositivos com boa resolução de ecrã, Full-HD (1080p) ou superior como por exemplo o padrão Quad-HD.

Com efeito, caso o teu terminal tenha uma resolução Full-HD ou superior então recomendo-te que descarregues AQUI, a versão convencional. Terás direito a um ambiente de utilização / experiência similar à do Google Pixel. Aliás, tal com o seu próprio nome nos dá a entender.

Acima de tudo esperamos que estas simples aplicações (launchers), tornem o teu dispositivo móvel mais elegante, leve e expedito. Relembro que todos os downloads podem ser feitos de forma gratuita (download dos APK’s). Mais ainda, se tiveres alguma dúvida durante o processo de instalação deixa-nos as tuas questões abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawetenta convencer-te a optar pelos seus Huawei P20

Google Play Store cresceu mais do que a Apple App Store em 2017

OnePlus 6 trará gestos para navegação neste topo de gama Android

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).