Google Pixel: funcionalidade detecção de acidentes de carro chega a Portugal

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Finalmente, a Google está a expandir a sua funcionalidade de detecção de acidentes de carro a mais países.

Foi agora descoberta que o recurso acaba de chegar a mais cinco novos países, nos quais se inclui Portugal.

Recurso de segurança de smartphones Pixel está agora ativo em 20 países

The Pixel's car crash detection feature is now available in 5 new countries, including Austria, Belgium, India, Portugal, and Switzerland.Google updated its support page to include these countries sometime this month, and several users from India told me they're now able to… pic.twitter.com/F1nsbz6SEk

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 31 de outubro de 2023

De acordo com o leaker Mishaal Rahman, o recurso de segurança capaz de detetar um acidente de carro está agora disponível em mais países, com Portugal na lista de felizes contemplados.

Segundo o conhecido leaker, a Google atualizou discretamente a sua página de suporte, informando que mais cinco países têm agora a funcionalidade ativa. A lista inclui Portugal, Áustria, Bélgica, Índia e Suíça. Esta extensão significa que o recurso está agora disponível em 20 países do mundo.

No entanto, o recurso chega com algumas limitações. Dispõe apenas de 11 idiomas e está ativo nos smartphones mais recentes da série Pixel, ainda que seja compatível com os modelos mais antigos.

Como funciona o recurso deteção de acidente de carro do Google Pixel

Este é um recurso de segurança integrado na aplicação Personal Safety dos smartphones Pixel da Google. Uma vez ativado, recorre aos sensores presentes no terminal para detetar falhas.

Na prática, quando o recurso deteta uma falha aciona o smartphone para vibrar e tocar, num volume de som elevado. O utilizador tem depois 60 segundos para escolher uma de duas opções: “estou bem” ou “ligar para o 112”.

Caso o utilizador não responda no tempo definido, o smartphone contacta os serviços de emergência, partilhando a localização, em tempo real.

Já no caso de o utilizador, escolher a opção “estou bem”, o recurso pede que selecione uma de três opções: “sem tratamento”, “pequeno acidente” ou “ligar 112”.

Este recurso de segurança foi integrado nos terminais móveis Google, pela primeira vez, em 2019 e tem sido bastante elogiado pela sua precisão. Agora, os utilizadores portugueses podem também fazer uso desta funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt