Google Pixel melhora a forma de cálculo da autonomia do smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos pontos com que mais nos preocupamos, seja ele com que smartphone for, é a autonomia que o mesmo nos oferece. Para nos ajudar a saber quanta energia o mesmo ainda possuiu, o próprio Android faculta-nos essa informação nas definições da bateria, informação essa que será melhorada nos Google Pixel.

Vê ainda: Android Oreo – terceira versão beta chega agora aos Samsung Galaxy S8

Por forma a perceberes melhor aquilo que será melhorado nos Google Pixel, importa referir de que forma o Android estima o tempo que ainda te resta de bateria no teu smartphone. Vamos imaginar que na última hora consumiste 10% de bateria, não importa de que forma tenha sido.

Os Google Pixel estão a receber uma nova forma de calcular a autonomia restante do teu smartphone

Pois bem, o sistema vai assumir que nas horas seguintes manterás o mesmo tipo de utilização e portanto vai fazer os cálculos para a autonomia restante da mesma forma. É óbvio que este método nem sempre será o mais correto, pois pode não haver uma utilização tão linear do smartphone.

Com a chegada do Smart Battery aos Google Pixel esta forma cálculo será melhorada. O Smart Battery fará uso de um novo sistema que aprenderá consoante o uso que dás ao teu smartphone.

Por exemplo, se durante o determinado intervalo de horas tens um maior consumo de multimédia, o sistema terá isso em conta e acrescentará esse provável acréscimo no consumo de energia nos cálculos realizados. Desta forma, a Google pretende introduzir uma forma de cálculo que possa representar mais fielmente a realidade de cada utilizador.

Se és detentor de um Google Pixel, e já tiveres esta novidade instalada no teu smartphone, já podes ver esta estimativa nas definições da tua bateria. Mais ainda, se clicares no ícone da bateria terás acesso a um gráfico que contará já com este tipo de oscilações no consumo de energia previsto.

No anuncio da chegada desta novidade, na página de suporte da Google, não é, no entanto, indicado em específico quais os equipamentos contemplados. Quer isto dizer que não é adiantado se esta funcionalidade chegará a todos os modelos Pixel ou só a uma geração em particular. Mas dada a ausência deste dado, parte-se do princípio que será transversal a todos.

Para o futuro, seria interessante que esta funcionalidade pudesse ser alargada aos restantes smartphones presentes no mercado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5T – Black Friday não faz parte dos planos da marca

Nokia 8 recebe hoje oficialmente o Android Oreo

Apple iPhone – Sabe onde estacionaste o carro em Realidade Aumentada

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.