De acordo com os rumores, até ao final deste ano, a Google vai lançar uma nova versão do seu terminal mais acessível. Uma nova fuga de informação avança agora que o Pixel 9a vai contar com o mesmo processador da restante série, Tensor G4, mas com uma diferença que pode influenciar o desempenho.
Pacote de plástico a envolver o processador é a diferença
De acordo com a leaker Kamila Wojciechowska e com o site Android Authority a diferença entre os modelos da série Pixel 9 e o novo Pixel 9a, está no pacote que envolve o processador Tensor G4.
Os modelos da série usam um pacote FOPLP (Fan-Out Panel level Packaging) enquanto o Pixel 9a vai usar IPoP (Integrated Package on Package). Trocado por miúdos, este pacote do Pixel 9a conta com um plástico mais espesso e, consequentemente, mais quente.
Na prática, esta opção traduz-se num custo de produção mais barato para a Google e num preço final de venda ao público também mais acessível.
Por outro lado, significa também um desempenho inferior face aos outros modelos da série. Mas a boa notícia é que, segundo a leaker Kamila Wojciechowska, essa diferença no desempenho não será assim tão grande.
Melhor: mesmo com este pacote IPoP a envolver o chip Tensor G4 no Pixel 9a, o novo modelo acessível vai fornecer “uma atualização razoável em relação modelo do ano passado”.
Piores notícias chegam sobre o modem. Dizem os rumores que o Pixel 9a vai chegar equipado com o Exynos Modem 3500, exatamente o mesmo que se encontra na geração anterior Pixel 8.
Recorde-se que os modelos já apresentados da série Pixel 9 estão equipados com o novo Exynos Modem 5400 que consegue alternar entre redes, em zonas com um sinal mais fraco, mantendo-se os utilizadores sempre ligados.