Google Pixel 7 estão a caminho, mas não esperes grande evolução no desempenho

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Numa manobra surpreendente, a Google revelo o design dos seus próximos smartphones no evento Google I/O. Durante essa conferência, a tecnológica americana deu a conhecer o aspeto dos vindouros Pixel 7 e Pixel 7 Pro.

Apesar dessa manobra, as fugas de informação continuam a surgir e até já vimos alguns protótipos à venda no eBay. Foi precisamente através de um desses exemplares que foi possível aferir pormenores técnicos do futuro processador Tensor 2.

Processador Tensor para os Pixel 7 será muito semelhante ao chip original

Foi no canal de Telegram Google News que foram divulgados os primeiros pormenores acerca do chip Tensor de 2ª geração a estrear nos Pixel 7. Com base nos seus registos, podemos descobrir a configuração deste novo processador.

O próximo processador Tensor manterá a mesma configuração de núcleos do modelo original. Isto significa que teremos uma configuração de três clusters distribuídos em grupos de 2 + 2 + 4.

Foi assim revelados que a Google continuará a utilizar núcleos Cortex-A55 para as tarefas de menor desempenho. Portanto, especula-se já que sejam reutilizados dois núcleos de alto desempenho Cortex-X2 e mais dois de médio desempenho Cortex-A76.

A manutenção dos núcleos de baixo desempenho no Tensor de 2ª geração indiciam melhorias tímidas no desempenho deste processador. Se o chip original não foi aclamado no que concerne ao seu desempenho, estes dados revelam algo semelhante para o seu sucessor.

Isto não quer dizer que o próximo Tensor será fraco, mas diz-nos que continuará a não conseguir ombrear com os tubarões do mercado como o Snapdragon 8+ Gen 1. Assim sendo, se queres um smartphone com o melhor desempenho, talvez os Pixel 7 não sejam a melhor opção.

Os registos partilhados no canal Google News revelam ainda quais serão os ecrãs dos Pixel 7. Contrariamente aos dados revelados inicialmente, a Google vai mesmo mudar de painéis, por isso, é possível que estes apresentem algumas novidades face aos utilizados nos Pixel 6.

A apresentação oficial dos Pixel 7 e Pixel 7 Pro deverá acontecer em outubro próximo. No grande evento de hardware da gigante americana ficaremos ainda a conhecer todos os pormenores sobre o tão esperado Pixel Watch.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google descontinua a aplicação do Android Auto para o teu smartphone
  • Netflix e Google poderão unir-se para plano de subscrição com anúncios
  • Sony pode ter uma boa novidade para os smartphones de gama média
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.