Google Pixel 6A: eis a data de chegada do próximo smartphone acessível

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica norte-americana revelou a atual geração de smartphones topo de gama durante o último trimestre de 2021, composta pelos telefones Google Pixel 6 e Google Pixel 6 Pro. Ambos os dispositivos podem ser caraterizados pelas suas câmaras fotográficas, bem como pelo seu processador personalizado pela Google, os novos chips Tensor.

Agora, de acordo com as mais recentes fugas de informação, a gigante das pesquisas estará a preparar uma nova geração de smartphones mais acessíveis. Seguirão, com efeito, a boa receção dos Pixel 5A com os próximos Google Pixel 6A a estrear possivelmente no segundo trimestre de 2022.

O próximo Google Pixel 6A deve ser lançado em maio de 2022

Em maio de 2022 poderemos ficar a conhecer o supracitado smartphone Android com caraterísticas cativantes para o preço de venda ao público. Esta é a recente informação partilhada pelo leaker Max Jambor através do seu perfil na rede social Twitter.

A data, aliás, tem vindo a ser sugerida também para o primeiro smartwatch da tecnológica norte-americana tal como demos a conhecer na 4gnews. Ou seja, durante a próxima conferência anual Google I/O podemos ter novo hardware desta empresa.

A calendarização sugerida não é desprovida de precedentes. Isto é, em 2020 ficaríamos a conhecer o Google Pixel 4A em agosto. No ano anterior, 2019, ficamos a conhecer o smartphone Google Pixel 3a durante a Google I/O no mês de maio.

As gerações prévias chegaram em agosto ou durate a Google I/O

Mais recentemente, ficamos a conhecer o atual Google Pixel 6A durante o mês de agosto de 2021, pelo que estas seriam as duas janelas de lançamento mais prováveis para o sucessor. Ou seja, entre o mês de maio, durante a constância do evento I/O 2022, ou em agosto, no pico do verão.

Assim, atendendo à convicção da fonte supracitada, temos no mês de maio uma forte possibilidade de ficar a conhecer o próximo smartphone custo / benefício da Google. Note-se, contudo, que até ao momento a empresa não confirmou nenhuma data.

As possíveis especificações técnicas do Google Pixel 6A

Igualmente de acordo com as fugas de informação, podemos ter um Google Pixel 6A com câmara principal de 12,2 MP com sensor Sony IMX363, possivelmente uma câmara tripla. Note-se, contudo, que este sensor Sony fez a sua estreia nos smartphones Google Pixel de 2018.

Ainda assim, além da câmara principal devemos ter uma câmara secundária com sensor Sony IMX363 e objetiva ultra grande angular. Por outro lado, a possível terceira câmara não teve ainda as caraterísticas reveladas em fugas de informação.

Por fim, contamos ainda com uma câmara frontal, sensor Sony IMX355 com 8 MP de resolução e objetiva grande angular para as selfies.

Relativamente ao design do dispositivo temos apenas o conceito que ilustra este artigo e vídeo com base em imagens digitais ou renders do dispositivo móvel. O aspeto geral é inspirado na atual geração de telefones Pixel 6 e Pixel 6 Pro.

Note-se ainda que para o Google Pixel 6A é apontado o mesmo processador dos smartphones topo de gama. Ou seja, também neste telefone barato podemos vir a encontrar o SoC Google Tensor GS101. Para já, contudo, estas informações carecem de confirmação.

Editores 4gnews recomendam:

  • 3 bons smartphones Samsung mais baratos na promoção PCDIGA
  • Xiaomi 12 Ultra: o que já sabemos sobre o próximo smartphone para fotografia
  • OPPO Find X5 Pro revela um pouco mais de si em novas imagens
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.