Google Pixel 5a (5G) é oficial! Smartphone Android acessível com certificação IP67

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google apresentou o novo smartphone de gama média para 2021 e boa parte de 2022, o Google Pixel 5a (5G). O novo produto vem suceder ao Pixel 4a, também ele um smartphone acessível que desfrutou de boa aceitação por parte dos consumidores.

Por isso, vemos no Google Pixel 5a (5G) um nova promessa. Trata-se de um dispositivo equilibrado que agora se destaca pela certificação IP67 (resistência à água e ao pó), bem como pela bateria com maior capacidade e promissora autonomia.

Em metal, com mais bateria e certificação IP67, este é o Google Pixel 5a (5G)

Em primeiro lugar temos uma melhoria considerável na qualidade de construção. Com efeito, temos agora o metal a compor toda a sua estrutura, do seu esqueleto interno à sua traseira e margens ligeiramente curvas, este é um smartphone mais robusto.

O design geral do produto é bastante elegante, com alguns toques peculiares que marcaram sempre os produtos Google. Mais concretamente, as cores de realce no botão Power (On/Off) e o destaque dado à ilha das câmaras fotográficas na traseira.

Vemos também um painel frontal com margens reduzidas, linhas modernas e cantos arredondados, bem como uma câmara fotográfica frontal a perfurar o ecrã (punch hole) neste painel com tecnologia OLED, resolução Full-HD+ e 6,34 polegadas.

O Pixel 5a (5G) é o novo smartphone Android acessível da Google

Pautando-se pela simplicidade, o novo smartphone é, mesmo assim, particularmente robusto. Com efeito, à certificação IP67 soma-se a presença do vidro Gorilla Glass 3 da Corning, uma versão já antiga deste vidro, mas ainda assim eficaz.

Em segundo lugar, o Google Pixel 5a (5G) define-se pelo seu processador - o Snapdragon 765G da Qualcomm - trata-se de um SoC de gama média com suporte para as redes móveis 5G, plataforma de IA e otimização para jogos - Snapdragon Elite Gaming.

A isto soma-se um total de 6 GB de memória RAM, bem como 128 GB de armazenamento interno. O seu sistema operativo é o Android 11 com a garantia de três anos de atualizações (de segurança e sistema).

O novo Pixel custa 449 dólares nos Estados Unidos da América

O novo smartphone Android conta com uma câmara fotográfica principal dupla. A principal - com objetiva grande angular - tem 12,2 MP de resolução e abertura focal f/1,7 - trata-se da mesma câmara presente no seu antecessor, Pixel 4a. A segunda câmara - com objetiva ultra-grande angular - tem 16 MP de resolução e abertura focal de f/2,2 com ângulo de visão de 117º.

Mais ainda, a câmara frontal tem 8 MP de resolução, sendo o mesmo módulo fotográfico que encontramos nos Pixel 5.

Por fim, temos ainda altifalantes duplos (estéreo), bem como a porta jack de 3,5 mm. A isto soma-se a bateria de 4 680 mAh de capacidade com carga a 18 W e porta USB-C.

O novo Google Pixel 5a (5G) está disponível no Japão e nos Estados Unidos da América por 449 dólares. A fase de pré-venda já está em vigor nesse país, sem existirem previsões da sua disponibilidade na Europa. As vendas começarão no dia 26 de agosto.

Em síntese, estas são as suas caraterísticas técnicas:

  • Ecrã: 6,34 polegadas, tecnologia OLED com resolução Full-HD+ (2400 x 1080 pixeis)
  • Taxa de atualização a 60 Hz
  • Processador Snapdragon 765G da Qualcomm
  • RAM: 6 GB LPDDR4X
  • Armazenamento: 128 GB
  • Câmara principal dupla: 12 MP (wide) + 16 MP (ultrawide)
  • Câmara frontal: 8 MP
  • Sistema: Android 11
  • Bateria: 4 680 mAh com carga a 18 W
  • Certificação IP67
  • Disponível em Mostly Black

Editores 4gnews recomendam:

  • 5 smartphones Xiaomi em promoção à tua espera na Amazon
  • Apple iPhone 12 Pro Max é superado por este smartphone ASUS, diz a DxOMark
  • Xiaomi Mi MIX 4: podes fazer [aqui] o download dos wallpapers oficiais
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.