Google Pixel 4: 90Hz está bloqueado em 4 aplicações extremamente populares!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O ecrã do Google Pixel 4 tem dado que falar durante a última semana, depois de ter sido descoberto que não permitia a sua utilização a 90Hz quando tinha o nível de brilho a baixo dos 75%. A grande polémica começou especialmente depois de, a própria Google ter afirmado que a mudança entre 60Hz e 90Hz seria feita dependendo do conteúdo a ser apresentado.

Considerando que ter um ecrã de 90Hz foi um dos grandes pontos de venda dos novos Pixel 4 e Pixel 4 XL, esta estratégia foi um verdadeiro "tiro no pé". Agora, de acordo com informações reveladas pelo 9to5Google, a Google decidiu criar uma "lista negra" de Apps que estão bloqueadas de correr a 90Hz.

Google Maps, Waze, Pokemon Go e WeChat estão "proibidas" de correr a 90Hz

Através da análise da fonte de código disponível dos dois topos de gama, descobriram que está presente uma lista de aplicações em que a utilização de 90Hz está bloqueada. Não se sabe se esta lista é apenas temporária, ou se poderá até vir a crescer.

Para já, incluí 4 aplicações extremamente populares, como o Google Maps, Pokémon Go, Waze e WeChat. Assim como salienta o 9to5Google, o Google Maps poderá ser uma das mais frustrantes, graças à sua funcionalidade PiP (picture-in-picture). Sempre que o utilizador tiver o Google Maps com esta funcionalidade ativa, o ecrã do Google Pixel vai sempre ficar "entalado" nos 60Hz.

Por outro lado, a inclusão do Pokémon Go faz todo o sentido, visto que o jogo está limitado a 30fps. Com este limite, ativar os 90Hz iria simplesmente gerar um consumo desnecessário de bateria. Além disso, muitos jogadores já relataram que ter 90Hz no Pokémon Go leva mesmo a problemas de performance.

É verdade que o Google Maps e Waze estão a ponderar limitar os frames por segundo nos 60fps, mas isso não aconteceu até ao lançamento dos Google Pixel 4. No caso do WeChat, tudo indica que foi bloqueado simplesmente devido a "fraca performance", muito provavelmente porque é uma App bastante pesada e com muitas funcionalidades.

Google pode fazer desaparecer esta lista com uma simples atualização

Ainda que seja um detalhe pouco simpático por parte da empresa, poderá fazer esta lista desaparecer muito facilmente. Em qualquer altura, a fabricante vai conseguir facilmente remover aplicações desta "lista negra", assim como acrescentar novos nomes à lista.

É possível que vejamos algumas alterações já na próxima atualização, em que a Google irá também "corrigir" o problema que interliga a utilização do "Smooth Display" ao nível de brilho dos smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google revela marcas que terão o Android 10 até ao final do ano
  • Realme segue os passos da Xiaomi e apresenta publicidade no ColorOS 6!
  • Huawei Nova 6: novas imagens revelam ecrã "à lá" Galaxy S10+
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.