Google Pixel 3a só receberá a beta do Android Q em junho

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os Google Pixel 3a e 3a XL são os mais recentes smartphones desenvolvidos pela Google, portanto, seria de esperar que estivessem na linha da frente em termos de atualizações. No entanto, as mais recentes notícias dão conta de que este par só entrará no programa beta do Android Q no próximo mês.

É no site da empresa norte-americana dedicado a este programa que vemos esta calendarização. Aí, é referido que os novos Google Pixel 3a não receberão o Android Q antes de junho.

Quer isto dizer que a atualização OTA desta versão beta só chegará a estes equipamentos de gama média no próximo mês. O mais provável é que tal aconteça na primeira quarta feira do mês, ou seja, a 5 de junho.

Ainda assim, quem tiver o interesse em experimentar a beta 3 do Android Q nos Pixel 3a poderá fazê-lo já através de uma instalação manual. Para tal, basta ir ao site da Google e descarregar a respetiva imagem. Claro que este será um processo mais complicado que uma disponibilização via OTA, em especial para quem não está habituado a estas lides.

Estas políticas estão a deixar os utilizador um pouco confusos

Sendo os Pixel 3a e 3a XL os mais recentes Pixel, seria de esperar que tivessem atualizações sempre a tempo e horas. Afinal, é esse o apanágio da linha de smartphones made by Google.

Contudo, as informações que têm surgido estão a deixar-nos um pouco desconfiados face ao comprometimento da Google para com estes equipamentos. Em primeiro lugar, os Google Pixel 3a vêm com o patch de segurança datado do mês de março. Não é que seja um dado de extrema preocupação, mas não contempla a mais atualização de segurança para o Android.

Em segundo lugar, a empresa de Mountain View já veio afirmar que só no próximo mês é que estes modelos terão direito à mais recente atualização de segurança. Por conseguinte, verifica-se que os Pixel 3a andarão um mês desatualizados face à restante família Pixel, quando seria de esperar que esse não fosse o cenário.

Em suma, os Pixel 3a estão, pelo menos por enquanto, a falhar na celeridade da distribuição de atualizações. Sinceramente esperamos que este cenário venha a mudar rapidamente e que a partir de junho as coisas entrem nos parâmetros que todos esperam.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi: O topo de gama pode chegar já com atualização para o Android Q!
  • Google Maps vai em breve deixar-te navegar em 'modo privado'
  • Google Fuchsia ainda não tem um objetivo específico traçado
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.