Google Pixel 3 só terá gestos! Este é o futuro do Android Pie

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os novos Google Pixel 3 e Pixel 3 XL foram ontem apresentados de forma oficial. Estes são aquilo que melhor representa a crença da empresa norte-americana do que deveria ser um smartphone com o seu sistema operativo. Por isso, é sem surpresas que os mesmos chegam já com o novo Android Pie instalado.

Ainda assim, podemos discordar do design destes novos Google Pixel 3. O primeiro ponto que muitos irão certamente criticar é a notch do Pixel 3 XL. Não tanto pela sua presença - que é cada vez mais constante - mas sim pela profundidade da mesma.

Vê ainda: Google Pixel 3 XL deixar-te-á desativar a sua “notch”

Em segundo lugar, é seguro dizer que a Google mostrou-nos um produto familiar. Quando comparado este par com o seu antecessor, as diferenças não são assim tantas. Tirando a notch no modelo XL, vemos uma clara inspiração nos modelos desvendados há um ano.

Por outro lado, se olharmos para o software destes smartphones as coisas são bem diferentes. Sendo eles portadores do Android Pie, tudo o que de novo esta versão traz ao mercado, marca presença nos Google Pixel 3 e 3 XL.

Navegação por gestos do Android Pie uma constante nos Google Pixel 3

As revoluções não são muitas, mas há uma em particular que irá revolucionar o mercado Android tal como o conhecemos hoje. A navegação por gestos veio para ficar com o Android Pie.

Para aqueles que ainda pudessem ter algumas dúvidas, a Google eliminou-as com a sua mais recente declaração. Os novos Google Pixel 3 e Pixel 3 XL serão unicamente portadores da navegação por gestos introduzida pelo Android Pie.

Esta dúvida tinha razão de ser em virtude do que havia sido feito com os Pixel 2. Os smartphones de 2017 davam ao utilizador a possibilidade de escolher entre a nova navegação por gestos ou a tradicional por via de botões.

Todavia, com os novos topos de gama Android tal não será possível. Além disso, a empresa de Mountain View declara que a navegação por gestos veio para ficar para além dos seus próprios equipamentos.

Sim, é verdade! Na mesma declaração feita no Twitter oficial da empresa, é referido que este tipo de navegação passará a ser uma realidade para todos os smartphones Android. A Google reconhece, no entanto, que a adaptação a esta realidade poderá ser difícil, mas acredita que estamos a caminhar para algo melhor.

Isto deixa-nos algumas dúvidas relativamente ao futuro de algumas interfaces de outras tecnológicas. De que forma é que empresas como Samsung, Huawei, LG, Sony e muitas mais irão adaptar as suas interfaces para esta realidade? Só o tempo nos dará as respostas.

Editores 4gnews recomendam:

Câmara Google do Pixel 3 já está disponível para download, mas com um senão

Xiaomi Mi Mix 3 custará menos de 500€? Seria de impressionar!

Samsung poderá desiludir muitos utilizadores já em 2019

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.