Google Pixel 2 e Pixel 2 XL já são oficiais e dão corpo ao Android Oreo

Rui Bacelar
Google Pixel 2
Chegaram os novos smartphones da Google!

Não foram propriamente o segredo mais bem guardado mas isso não impede que nos tenham surpreendido quando finalmente foram revelados pela Google. Finalmente, chegaram os Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL, esta é a segunda geração de smartphones lançados em nome próprio e ambos já com o Android Oreo (8.0) na sua versão mais pura.

Vê ainda: Motorola – Quando e a quem chega a atualização para Android Oreo?

Há exatamente um ano atrás, no mesmo dia e mesma hora, a Google apresentava ao mundo a sua primeira geração de smartphones portadores do seu nome. Para trás ficavam os Nexus, pertencendo o futuro ao Pixel.

Apesar de os novos smartphones serem construídos por outras marcas (HTC neste caso), não era visível nenhum sinal que pudesse sugerir o seu envolvimento. A grande desilusão veio materializar-se quando se tornou evidente que nenhum dos novos smartphones chegaria a terras lusas ou canarinhas.

O seu design era...distinto e até mesmo elegante mas era a performance que surpreendia tudo e todos. Durante meses foi a melhor câmara fotográfica segundo os peritos da DxO e continua a ser, hoje em dia, uma das melhores que poderás encontrar no mercado.

Este é o novo Google Pixel 2

Acaba de ser apresentado um dos melhores smartphones do ano, senão mesmo o melhor para todos os adeptos do Android Oreo na sua forma mais pura. A Google brinda-nos com dois smartphones e, ao contrário do ano passado em que ambos os terminais eram muito semelhantes entre si, agora são consideravelmente diferentes.Google Pixel 2 Android Oreo

Para aceder ao Google Assistant terás apenas que apertar (squeeze) o smartphone. Sim, leste bem. Uma das características do HTC U11 migra agora para os novos smartphones da Google.

Começando logo pela sua fabricante, o Google Pixel 2 é, mais uma vez, construído pela HTC, tal como o maior, XL. Ambos apresentam um design...peculiar! Agora, durante um evento cuja tónica foi a inteligência artificial (AI), ficamos a conhecer os dois novos embaixadores do Android Oreo.

As mesmas características, tamanhos diferentes!

A Google calcou bem esta frase "A tecnologia está cá para ajudar o utilizador. O Hardware não deve ser o ponto mais importante nem deve representar um obstáculo para uma fruição total dos dispositivos".

Vê ainda: Google Home Max – a coluna com Google Assistant que se adapta a ti

A nova política da Google consiste em criar dois dispositivos em tudo idênticos menos no tamanho. Infelizmente não chegarão a Portugal por via oficial (apesar do Pixel 2 XL chegar a Espanha mais no final do ano).

Características do Google Pixel 2 e Pixel 2 XL

  • Ecrã de 5 polegadas P-OLED
  • Resolução 1080 x 1920p Full-HD - 441ppi
  • Ecrã de 6 polegadas P-OLED (XL)
  • Resolução 1440 x 2880 pixels - 538ppi - (XL)
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Qualcomm Snapdragon 835 - Octa-core
  • GPU - Adreno 540
  • 64/128GB de armazenamento interno
  • 4GB de memória RAM
  • Câmara principal de 12.3MP - f/ 2.3 com EIS
  • Câmara secundária de 8MP - f/2.4
  • Gravação de vídeo a 4K a 30fps
  • Baterias de 2700mAh e 3520mAh
  • USB do Tipo C
  • Leitor de impressões digitais / sensor biométrico
  • Carregamento rápido
  • Dimensões: 145.7 x 69.7 x 7.8 mm
  • Peso: 147gr
  • Dimensões: 157.5 x 76.2 x 7.6 mm - (XL)
  • Peso: 175 g - Pixel 2 XL
  • Certificação IP67

Este é o novo Google Pixel 2 XL

Os dispositivos da família Pixel no ano passado não traziam nenhuma forma de resistência à água ou ao pó, algo que agora foi corrigido nos Pixel 2 e Pixel 2 XL portanto não os terás que tratar com tanto cuidado, ou podes simplesmente levar o teu smartphone para a piscina, por exemplo.

Google Pixel 2 Android Oreo 1
O Pixel 2 XL tem um ecrã Quad-HD de 6 polegadas

Nenhum dos smartphones traz o jack de 3.5 (infelizmente) mas já contam com a conectividade Bluetooth 5.0 e uma porta USB do Tipo C, para além de um adaptador (USB-C para 3.5) para que possas utilizar os teus earphones / headphones que utilizem esta conexão.

Ambos os equipamentos são muito semelhantes entre si, variando apenas no seu tamanho, cor (3 cores - Azul, Preto e Branco - para o Google Pixel 2 e 2 cores para o Google Pixel 2 XL - Preto e Branco).

98 pontos - DxoMark para as câmaras do Google Pixel 2 e Pixel 2 XL

Os dois smartphones partilham todas as características como o poderoso processador Snapdragon 835 da Google e, tal como esperado, a única diferença será mesmo no tamanho da tela (5 polegadas vs 6 polegadas), para além dos tamanhos de bateria.

Google Pixel 2 XL Android Oreo
Os novos smartphones chegarão à Espanha (Pixel 2 XL) mas não a Portugal...

Partilham a mesma câmara e esta (apesar de ser apenas um sensor), é capaz de ultrapassar toda a concorrência, pelo menos aos olhos dos peritos da DxOMark que lhe atribuiu a pontuação inédita de 98 pontos (pontuação geral - foto e vídeo).

É verdade que nenhum deles traz muita memória RAM, nada de 6 ou 8GB de RAM. Em ambos terás "apenas" 4GB de memória RAM que deverão ser suficientes para uma experiência complemente fluída. Teremos que esperar para ver...

Vê ainda: Google Home Mini é oficial e custará apenas 49 dólares!

Estes dois novos smartphones da Google conseguem cobrir todas as bases. Um smartphone mais pequeno com 5 polegadas de ecrã e outro com 6 polegadas (OLED) e ambos com altifalantes duplos frontais!

Android Oreo - Puro...e nada mais!

Tal como esperado, ambos os novos smartphones da Google já trazem o novo Android Oreo (8.0) na sua forma mais pura. Até mesmo o Google launcher está mais simples e elegante, tendo sofrido alterações no seu design.

Google Pixel 2 Android Oreo
Android Oreo já vem instalado em ambos os equipamentos

Agora, a barra de pesquisa da Google, para além de mais arredondada está colocada na parte inferior do ecrã, abaixo dos atalhos e acima das teclas de navegação, tal como podem ver pela imagem (acima). Ambos os dispositivos trazem também um wallpaper dinâmico que variará consoante as condições climatéricas do local onde te encontres.

Preços e Disponibilidade

Os novos Google Pixel 2, já com o Android Oreo, não chegarão a Portugal, infelizmente. Contudo, a nossa vizinha Espanha receberá o XL mais para o final do ano.

A nível de preços, para o mercado norte-americano o Google Pixel 2 custará $650 dólares para a sua versão com 64GB de armazenamento interno e $750 dólares para a versão com 128GB de armazenamento interno. Chegará aos mercados a partir do dia 19 de outubro.

Vê ainda: Google Pixelbook – Conhece o novo portátil da família Chromebook!

Por último, o Google Pixel 2 XL chegará aos mercados só a partir de 15 de novembro e custará $850 dólares para a versão base com 64GB de armazenamento interno e $950 dólares para a versão de topo, com 128GB de armazenamento interno não expansível.

De uma só assentada, a Google destrona os demais smartphones do pódio da DxO, implementa o seu Google Assistant em vários dispositivos, sobretudo em acessórios para o lar como as suas novas colunas inteligentes. Tudo isto sem esquecer que estes serão os novos embaixadores para o Android Oreo (8.0).

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

De tudo aquilo que foi apresentado qual foi o produto que mais curiosidade te suscitou? É desta que compras um Google Pixel ou actualizas o teu smartphone?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy A5 2018 com beleza exposta em nova imagem

Wiko VIEW Prime – Smartphone Android ideal para “selfies” com dual-câmara frontal

iPhone X – Um vislumbre sobre a caixa oficial do equipamento

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).