Home Android

Google – Modo Retrato já não é um exclusivo dos Google Pixel 2

Chega agora a mais smartphones, nomeadamente aos Nexus da Huawei e da LG, o modo retrato que até à data era um exclusivo do novo Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL. Descarrega aqui o ficheiro APK:

Google Pixel 2 Câmara modo retrato
O “modo” retrato chega agora a mais dispositivos e os resultados falam por si

As câmaras fotográficas do Google Pixel 2 e Pixel 2 XL são duas das melhores que podes encontrar no mercado. Aliás, para a DxOMark a câmara do Pixel 2 é a melhor câmara fotográfica em qualquer smartphone que possas encontrar. Ponto. Ora, em parte é à aplicação da câmara que se devem estes resultados. Esta conta com vários modos como o Modo Retrato que agora fica disponível para mais dispositivos.

Esta ano a tecnológica decidiu não seguir a tendência de mercado e utilizou apenas 1 sensor fotográfico na traseira dos seus dispositivos. Apenas uma câmara principal quando praticamente toda a concorrência passou a utilizar uma dual-câmara. Sob o pretexto de proporcionar um efeito bokeh foram raras as construtoras que não adotaram esta tendência.

Vê ainda: Samsung pode mudar o mundo com estas 3 inovações já em 2018

Aqui os Google Pixel 2 fazem a diferença. Apenas com uma só câmara conseguem fazer autênticas proezas a nível de software. Com efeito, é devido ao seu processamento de imagem de alta qualidade que a aplicação da câmara fotográfica consegue criar algumas das melhores fotos. Conta com funcionalidades até então exclusivas dos Pixel como o Modo Retrato.

Google Pixel 2 e Pixel 2 XL são imbatíveis em fotografia

No ano passado de 2017 o Modo Retrato foi uma das principais modas ou tendências. Para isso contribuíram praticamente todas as construtoras de smartphones e dispositivos móveis.

De uma forma ou de outra, todas elas tentavam dar ao utilizar aquele efeito de fundo desfocado. Apenas com o rosto da pessoa, em primeiro plano e completamente focado.

Para tal, a maior recorreu a duas câmaras fotográficas. Duas fotografias e um pouco de processamento digital da imagem. O efeito foi bastante apreciado pelo público pois consegue dar um “toque” profissional até ao mais amador dos retratos.

Google Pixel 2 Câmara modo retrato
São dois dos melhores smartphones para fotografia @cnet

Agora, este Modo Retrato de uma das melhores aplicações de câmara fotográfica para smartphones está disponível para mais dois Android’s. São eles o LG Nexus 5X e o Huawei Nexus 6P, os últimos elementos da linha de smartphones Nexus. Até então, este Modo Retrato era um exclusivo do Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL.

Modo Retrato chega agora aos Google Nexus

Esta proeza deve-se exclusivamente a uma nova aplicação para câmara fotográfica. Chama-se Camera NX V7.3 e baseia-se na aplicação nativa para a câmara dos Google Pixel, a Google Camera.

Esta adaptação foi feita pelo programador independente Charles Chow, também conhecido por ter trazido os autocolantes AR e o modo HDR+ a vários outros smartphones Android. Entre outras proezas.

Caso queiras saber como é que ele desenvolveu e criou esta aplicação podes consultar o processo completo, aqui, no seu site pessoal. O senhor Chow fez posteriormente chegar esta aplicação de câmara, já com o Modo Retrato, à publicação Android Police (via). Providenciou também o APK da aplicação para que possas descarregar aqui o ficheiro através da Android File Host.

Descarrega aqui a APK para dispositivos Google

Todas as novidades e o Modo Retrato ficarão instaladas no teu Google Pixel, Pixel XL, Huawei Nexus 6P ou LG Nexus 5X mediante a instalação do APK. Não precisarás de fazer qualquer outro tipo de configuração adicional. Instala este APK e desfruta das novidades e deste Modo Retrato reforçado. Para já, o feed-back dos utilizadores tem sido francamente positivo.

Entretanto o trabalho não parou. Graças ao programador Arnova8G2 esta aplicação é agora compatível com dispositivos que não sejam da linha Google Pixel nem Nexus. Segundo a publicação original no fórum XDA Developersqualquer dispositivo que já esteja a utilizar o Android Oreo 8.0, 64-bits, já pode tirar proveito desta App.

Modo Retrato dos Google Pixel 2 chegou também a alguns Xiaomi e OnePlus

Note-se que a compatibilidade pode não ser perfeita mesmo em dispositivos que já utilizem a mais recente versão do Android, neste caso o Oreo 8.0.

De qualquer forma poderás experimentar por ti mesmo. Só o recomendo se realmente o teu smartphone já estiver a utilizar o Android Oreo 8.0, caso contrário não valerá a pena instalar o APK. A instalação é segura e simples. A aplicação ficará instalada no teu smartphone e não substitui a App nativa.

Google Pixel 2 Modo Retrato
O OnePlus 5 residente, com a OxygenOS 5.0 já experimentou as novidades

Note-se ainda que a lista de dispositivos compatíveis com esta APK ainda não está completa. Segundo os relatos na XDA Developers, até mesmo os Xiaomi Mi 5/5s com a ROM LineageOS 15 a podem utilizar.

Mais ainda, também o OnePlus 3 e 3T com OxygenOS 5.0. Experimentei a aplicação no meu OnePlus 5 e apresentava alguns erros ao entrar no Modo Retrato, contudo, aparenta estar funcional nas demais opções.

Descarrega aqui a APK para dispositivos não-Google

A aplicação Camera NX deve ser utilizada como uma app alternativa à câmara nativa do teu smartphone. Quando quiseres tirar umas ótimas selfies (auto-retratos) terás aqui uma ferramenta ótima. Um dos grandes segredos e trunfos dos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL, agora no teu Android. Terás também outros modos que podes encontrar igualmente na app da câmara oficial dos Google Pixel.

Segundo avança também a Android Authority, a aplicação também está a correr aparentemente sem problemas nos Samsung Galaxy Note 8 com a versão Beta do Android Oreo 8.0. A lista de dispositivos capazes de utilizar esta app deverá continuar a aumentar com o passar do tempo e à medida que mais dispositivos vão sendo atualizados para o Oreo.

Experimenta esta aplicação e deixa-nos também a tua opinião. Lembra-te, apenas está a funcionar com os dispositivos que já utilizem o Android Oreo. De qualquer forma, deixa-nos depois o teu feed-back sobre o seu funcionamento e resultados.

Assuntos relevantes na 4gnews:

HTC U12 – Topo de gama Android seguirá as tendências de mercado

Lenovo já tem um Android com ecrã 18:9 à imagem do OnePlus 5T

D€AL: Aproveita o Huawei Honor 9 por 274€ (Promocode limitado)

Viaandroidpolice
Fontechromloop
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).