Google - Modo Retrato já não é um exclusivo dos Google Pixel 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

As câmaras fotográficas do Google Pixel 2 e Pixel 2 XL são duas das melhores que podes encontrar no mercado. Aliás, para a Samsung pode mudar o mundo com estas 3 inovações já em 2018

Aqui os Google Pixel 2 fazem a diferença. Apenas com uma só câmara conseguem fazer autênticas proezas a nível de software. Com efeito, é devido ao seu processamento de imagem de alta qualidade que a aplicação da câmara fotográfica consegue criar algumas das melhores fotos. Conta com funcionalidades até então exclusivas dos Pixel como o Modo Retrato.

Google Pixel 2 e Pixel 2 XL são imbatíveis em fotografia

No ano passado de 2017 o Modo Retrato foi uma das principais modas ou tendências. Para isso contribuíram praticamente todas as construtoras de smartphones e dispositivos móveis.

De uma forma ou de outra, todas elas tentavam dar ao utilizar aquele efeito de fundo desfocado. Apenas com o rosto da pessoa, em primeiro plano e completamente focado.

Para tal, a maior recorreu a duas câmaras fotográficas. Duas fotografias e um pouco de processamento digital da imagem. O efeito foi bastante apreciado pelo público pois consegue dar um "toque" profissional até ao mais amador dos retratos.

Agora, este Modo Retrato de uma das melhores aplicações de câmara fotográfica para smartphones está disponível para mais dois Android's. São eles o LG Nexus 5X e o Huawei Nexus 6P, os últimos elementos da linha de smartphones Nexus. Até então, este Modo Retrato era um exclusivo do Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL.

Modo Retrato chega agora aos Google Nexus

Esta proeza deve-se exclusivamente a uma nova aplicação para câmara fotográfica. Chama-se Camera NX V7.3 e baseia-se na aplicação nativa para a câmara dos Google Pixel, a Google Camera.

Esta adaptação foi feita pelo programador independente Charles Chow, também conhecido por ter trazido os autocolantes AR e o modo HDR+ a vários outros smartphones Android. Entre outras proezas.

Caso queiras saber como é que ele desenvolveu e criou esta aplicação podes consultar o processo completo, aqui, no seu aqui o ficheiro através da Android File Host.

Descarrega aqui a APK para dispositivos Google

Todas as novidades e o Modo Retrato ficarão instaladas no teu Google Pixel, Pixel XL, Huawei Nexus 6P ou LG Nexus 5X mediante a instalação do APK. Não precisarás de fazer qualquer outro tipo de configuração adicional. Instala este APK e desfruta das novidades e deste Modo Retrato reforçado. Para já, o feed-back dos utilizadores tem sido francamente positivo.

Entretanto o trabalho não parou. Graças ao programador XDA Developers, qualquer dispositivo que já esteja a utilizar o Android Oreo 8.0, 64-bits, já pode tirar proveito desta App.

Modo Retrato dos Google Pixel 2 chegou também a alguns Xiaomi e OnePlus

Note-se que a compatibilidade pode não ser perfeita mesmo em dispositivos que já utilizem a mais recente versão do Android, neste caso o Oreo 8.0.

De qualquer forma poderás experimentar por ti mesmo. Só o recomendo se realmente o teu smartphone já estiver a utilizar o Android Oreo 8.0, caso contrário não valerá a pena instalar o APK. A instalação é segura e simples. A aplicação ficará instalada no teu smartphone e não substitui a App nativa.

Note-se ainda que a lista de dispositivos compatíveis com esta APK ainda não está completa. Segundo os relatos na XDA Developers, até mesmo os Xiaomi Mi 5/5s com a ROM LineageOS 15 a podem utilizar.

Mais ainda, também o OnePlus 3 e 3T com OxygenOS 5.0. Experimentei a aplicação no meu OnePlus 5 e apresentava alguns erros ao entrar no Modo Retrato, contudo, aparenta estar funcional nas demais opções.

Descarrega aqui a APK para dispositivos não-Google

A aplicação Camera NX deve ser utilizada como uma app alternativa à câmara nativa do teu smartphone. Quando quiseres tirar umas ótimas selfies (auto-retratos) terás aqui uma ferramenta ótima. Um dos grandes segredos e trunfos dos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL, agora no teu Android. Terás também outros modos que podes encontrar igualmente na app da câmara oficial dos Google Pixel.

Segundo avança também a Android Authority, a aplicação também está a correr aparentemente sem problemas nos Samsung Galaxy Note 8 com a versão Beta do Android Oreo 8.0. A lista de dispositivos capazes de utilizar esta app deverá continuar a aumentar com o passar do tempo e à medida que mais dispositivos vão sendo atualizados para o Oreo.

Experimenta esta aplicação e deixa-nos também a tua opinião. Lembra-te, apenas está a funcionar com os dispositivos que já utilizem o Android Oreo. De qualquer forma, deixa-nos depois o teu feed-back sobre o seu funcionamento e resultados.

Assuntos relevantes na 4gnews:

HTC U12 – Topo de gama Android seguirá as tendências de mercado

d com ecrã 18:9 à imagem do OnePlus 5T

D€AL: Aproveita o Huawei Honor 9 por 274€ (Promocode limitado)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.