Google Pixel 2 é o novo líder do ranking de câmaras da DxOMark

Carlos Oliveira
Google Pixel 2 DxOMark
Estes são os Google Pixel 2 e Pixel 2 XL

Depois de uma alargada época de rumores e especulação, eis que os novos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL estão finalmente apresentados. Depois do sucesso obtido pelas câmaras dos seus antecessores, era com expectativa que aguardávamos as especificações das presentes nos novos equipamentos que, aliás, já passaram pelos testes da DxOMark.

Por norma, este tipo de avaliações só vem a público semanas depois da apresentação de qualquer smartphone. É preciso tempo para que a DxOMark leve a cabo os seus testes afim de deliberar sobre a qualidade de qualquer câmara. Por exemplo, o Galaxy Note 8, apresentado em agosto passado, só ontem viu publicada a análise às suas câmaras.

Vê ainda: Google Pixel 2 XL: Todas as novidades… em XL!

Mas no caso dos novos Google Pixel 2, estes resultados fizeram parte da sua apresentação. Quer isto dizer que a empresa teve acesso antecipado aos equipamentos para realizar os seus testes.

Google Pixel 2 é o novo líder do ranking da DxOMark

Findos os mesmos, eis que chega a deliberação que coloca os novos Google Pixel 2 no topo do ranking da DxOMark. Foram escassos os dias de liderança deste ranking para os iPhone 8 e 8 Plus.

Comum tanto a ambos os modelos temos uma câmara de 12MP com uma abertura focal de f/1.8. Não foi este ano que a empresa americana entrou no mundo das câmaras duplas, mas tal não impediu a sua nova criação de arrecadar 99 pontos no quesito fotográfico.

Efeito bokeh dos Pixel 2 é aceitável mas superado por equipamentos com dois sensores

Em condições de boa luminosidade, as câmaras destes equipamentos comportam-se muito bem. Temos imagens capturadas com bom detalhe, uma boa reprodução de cores e um bom equilíbrio entre os pontos mais claros e os mais escuros da imagem. Em condições com menos luz, a sua performance é também muito boa, fazendo juz ao estatuto que agora adquire.

Importa ainda falar do efeito bokeh produzido por estes Pixel 2. Mesmo com um único sensor a Google foi capaz de incorporar esta funcionalidade nos seus equipamentos graças a alguns truques de software. Apesar de apresentar resultados aceitáveis, a DxOMark não poderia deixar de referir que equipamentos como o iPhone 8 Plus são superiores neste campo.

Olhando agora para a gravação de vídeo, os novos smartphones da Google arrecadaram uma pontuação de 96 pontos. Esta pontuação coloca-os no topo de ranking deste segmento em particular.

Exposição, transição entre condições de luminosidade, focagem automática e rastreamento do objecto são apenas alguns dos pontos fortes desta câmara. No campo da estabilização da imagem estes equipamentos são também dignos de louvor, graças à incorporação de OIS e EIS no mesmo sensor, o que produz resultados com uma qualidade ímpar.

Somados todos estes e outros parâmetros da avaliação da DxOMark, temos um incrível resultado de 98 pontos, o novo máximo deste ranking de avaliação de câmaras. Com isto, a Google consegue novamente arrecadar o título de melhor câmara num smartphone, algo que já conseguiu no ano passado com os modelos originais do Google Pixel.

Outros assuntos relevantes:

Google Clips é uma pequena câmara que captura os teus melhores momentos

Google Pixelbook – Conhece o novo portátil da família Chromebook!

Google Home Mini é oficial e custará apenas 49 dólares!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.