Google Photos não esconde assim tão bem as tuas fotos sensíveis

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Todos temos fotografias na galeria que não queremos que as pessoas vejam. Ou porque são muito íntimas, ou porque são confidenciais, a verdade é que a Google desenvolveu e continua a aprimorar um recurso de “Pasta Bloqueada” para proteger a tua privacidade na app “Photos”.

Só que há um pequenino problema: o teu conteúdo sensível não vai ficar tão protegido assim dos olhares curiosos. Aliás, até vai ficar bem visível, com um botão no topo da aplicação, que chama a atenção de todos.

Antes era mais difícil chegar à Pasta Bloqueada

Google Pogoc

Como refere a Android Authority, antes era bastante mais difícil chegar até à “Pasta Bloqueada”, já que esta não era propriamente visível de forma imediata. Primeiro tinhas de ir até à pasta “Utilitários” e só depois é que conseguias aceder ao conteúdo que querias.

Em qualquer mudança, há sempre os que gostam e os que não gostam. No entanto, não é propriamente arriscado dizer que, se o motivo era manter algum secretismo de conteúdo sensível, esta opção não cumpre propriamente com os requisitos.

Contudo, podemos sempre ver o “copo meio vazio” e o “copo meio cheio”. A primeira opção diz-nos que, de facto, estamos mais expostos do que antes. A segunda, por sua vez, faz-nos prever que mais utilizadores, que possivelmente nem conheciam o recurso, possam começar a usar a ferramenta.

Por isso mesmo, entende-se, de certa forma, a iniciativa da Google em mudar a posição desta funcionalidade na app Photos. Desta forma, mais público poderá esconder aquilo que não quer que seja visto.

Há outra “melhoria” que gerou descontentamento

Como a 4gnews chegou a noticiar, o Google Photos também teve uma “melhoria” que não agradou a muitos utilizadores. Em abril de 2022, fez uma atualização do guia “Biblioteca”, que não correu como seria de prever.

Depois, voltou a pensar noutra solução que passava por um guia “Coleções” em troca da “Biblioteca”. À segunda também não foi de vez, já que os utilizadores mostraram-se insatisfeitos com a necessidade de mudar.

Como referiu um utilizador, “porque é que as empresas precisam sempre de mexer com boas aplicações que funcionam bem?” (via Reddit). É possível que a Pasta Bloqueada seja mais um exemplo, para muitos, de mudar o que já estava bem.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.