Google. Pesquisa passa a dar destaque ao conteúdo original

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google alterou os seus algoritmos na pesquisa de notícias. Segundo a publicação no seu blogue oficial, o objetivo desta mudança é dar prioridade a conteúdo original que vai “elevar-se” na Pesquisa.

A pesquisa da Google tem como objetivo dar acesso a toda a informação relevante disponível. A empresa quer que os produtores de conteúdo que investem tempo, esforço e recursos sejam recompensados com maior destaque nos seus resultados.

Meios de comunicação pequenos ou locais ganham com a medida

Esta mudança pode ser significativa para meios mais pequenos ou locais que produzem o conteúdo primeiro, mas que são normalmente “abafados” por meios grandes na pesquisa. Se tal acontecer, quem produziu o conteúdo primeiro vai ser recompensado.

“Normalmente mostramos a última e mais compreensiva versão da história nos resultados das notícias. No entanto, fizemos mudanças globalmente para dar destaque a artigos que identificamos como conteúdo original significativo”, pode ler-se na publicação.

Este tipo de artigos vai assim ficar numa posição mais visível aos utilizadores. Terás acesso ao conteúdo original, ao mesmo tempo que procuras artigos mais recentes sobre o tema.

Resta saber se esta vai ser uma mudança notada na Pesquisa, ou se a Google está apenas a tentar agradar a quem publica. Os próximos tempos dirão se estas mudanças tiveram um efeito positivo cada vez que pesquisamos por um conteúdo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pesquisa e Assistant começam a receber Dark Mode
  • Google Pesquisa: nova ferramenta vai ajudar a encontrar séries para ver
  • Pesquisa Google prepara-se para melhorar a pesquisa! Vê as diferenças
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.