Google patenteia uma espécie de “cola” pegajosa para os carros autónomos agarrarem peões

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

Apesar das estatísticas demonstrarem que os carros autónomos da Google são extremamente seguros e quase não existirem colisões por culpa da empresa, a Google sabe que todo o cuidado é pouco e está determinada a reforçar ainda mais as medidas de segurança para reduzir prejuízos físicos infligidos nas pessoas em matéria de sinistralidade com peões.

Vê ainda: Google I/O: 7 novidade da apresentação da Google (vídeo)

Para tal, patenteou uma solução que passa por colocar um género de adesivo semelhante a uma cola na parte frontal das viaturas autónomos. A patente em causa descreve um revestimento pegajoso que tem como objectivo aumentar a aderência em caso de colisão com peões de forma a minimizar os danos.

Aparentemente, colar uma pessoa à viatura em caso de impacto com a mesma pode, à primeira vista, não ser a solução mais adequada. Porém, é só à primeira vista. Pois esse cenário limita bastante os dados causados pelo impacto, ou seja acaba por ser uma solução que pode ser inteligente uma vez que quando os peões são atingidos por carros, eles podem ser atirados para cima do carro, para os lados ou até mesmo para o chão. Assim sendo, teoricamente, ao serem “coladas” ao carro após o impacto inicial, as pessoas só terão de lidar com um primeiro impacto em vez de múltiplas colisões sucessivas.

Em princípio esta solução só funcionará em carros autónomos, uma vez que ter uma pessoa presa à parte da frente do carro poderia trazer problemas para a visão de um condutor e aumentar os riscos de criar uma situação ainda pior, tanto para o motorista como para o peão.

Até à data parece que as fabricantes de automóveis acreditam que não há peões nas ruas ou nas estradas pois normalmente estão-se borrifando para os pedestres. Como tal é de realçar que, apesar desta solução não ser perfeita, esta é a primeira vez na História que um fabricante de automóveis se preocupou com os peões e criou uma configuração que impede vários impactos para os mesmos.

Talvez queiras ver:

  • Android N: As novidades e data de chegada!
  • Google Assistant: a Google apresenta o seu novo assistente virtual
  • Allo é a nova aplicação de mensagens inteligentes da Google