Google promete que passwords no Android sejam uma coisa do passado

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a desenvolver uma tecnologia em conjunto com a FIDO Alliance que nos referiu que estão a trabalhar numa futura tecnologia que farão das passwords coisa do passado.

Ainda que não se saiba em concreto como é que funcionará a nova tecnologia, as poucas informações que existem referem a remoção total das passwords dos utilizadores com sistema Android para a implementação do sensor biométrico.

A ideia passa por passar todos os dados dos utilizadores pela encriptação da FIDA Alliance. Empresas como a Amazon, Google ou até Intel já utilização o seu serviço para situações internas. Ou seja, podemos esperar segurança.

Google quer abandonar as passwords no sistema Android

Esta nova tecnologia fará com que ao fazeres login em determinada aplicação. Em vez de teres de introduzir a password ou até o F2A, necessites apenas do teu dedo e aplicar o sensor biométrico.

"A Google já trabalha há muito tempo com a FIDO Alliance e o W3C para padronizar os protocolos FIDO2, que dão a qualquer aplicativo a capacidade de ir além da autenticação de senha, oferecendo proteção contra ataques de phishing". Referiu Christiaan Brand, executivo da Google.

"O anúncio de hoje da certificação FIDO2 para Android ajuda a levar essa iniciativa adiante, oferecendo aos nossos parceiros e desenvolvedores uma maneira padronizada de acessar keystores seguros em dispositivos, tanto no mercado quanto em futuros modelos, a fim de criar controles biométricos convenientes para os utilizadores".

Em suma, esperemos sinceramente que tal tecnologia se torne realidade. Está na hora de ver as passwords a desaparecerem. Primeiramente porque nem sempre são seguras e em segundo lugar porque nem toda a gente a leva de forma séria.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Mi Mix 3 5G: Primeiras impressões ao primeiro 5G da Xiaomi

Samsung apresenta oficialmente os Galaxy A30 e Galaxy A50

Sony Xperia 10 e 10 Plus são oficiais e chegam com ecrã ‘bem esticado’

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.