A empresa lançou o Google Vulnerability Reward Program em 2010, com o objetivo de oferecer recompensas monetárias a investigadores que descobrissem vulnerabilidades nos seus diversos sistemas. Esta plataforma de recompensas engloba desde o Android, aplicações, até a todos os dispositivos inteligentes da Google.
Numa publicação feita no "Google Security Blog", a empresa revelou que durante 2019 gastaram quase 6 milhões de euros no programa de recompensas. No entanto, é importante realçar também que neste montante estão incluídos 461 mil euros gastos em donativos para várias instituições de caridade.
Google quase duplicou montante gasto em recompensas entre 2018 e 2019
A expansão do programa para muito mais dispositivos presentes no seu ecossistema, fez com que o número de descobertas aumentasse consideravelmente. Em 2018 foram gastos pouco mais de 3 milhões de euros em recompensas, representando assim um aumento de quase 100% em 2019.
Mais concretamente, as recompensas foram pagas a um total de 461 investigadores, sendo que o maior montante pago individualmente chegou perto dos 183 mil euros e foi atribuido a Guany Gong da empresa Alpha Labs.
A Google revelou na sua publicação oficial que pretende apostar cada vez mais numa maior interação com todos os investigadores envolvidos neste projeto, de forma a conseguir aumentar cada vez mais a segurança de todos os seus produtos.
Considerando a constante preocupação da empresa em melhorar a sua plataforma e o exponencial aumento no número de dispositivos inteligentes, espera-se que em 2020 voltem a bater este recorde.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Tradutor conseguirá fazer traduções em tempo real
- Google Duo: nova funcionalidade dá-te nova forma de "falares" com os teus amigos
- Google Chrome prepara-se para receber novo visual que deixa utilizadores furiosos