Google começa a permitir pagamentos em dinheiro vivo na Play Store

Bruno Coelho

A medida já está ativa no Japão e México. Tudo o que os utilizadores precisam é de fazer a habitual compra virtual na Play Store, e deslocarem-se a uma loja de conveniência. Aí, mostram o código da transação e podem pagar em dinheiro.

Numa altura em que cada vez usamos menos dinheiro vivo para efetuar transações, a Google quer facilitar a vida de utilizadores que ainda o fazem. Esta é uma medida focada em países onde o dinheiro vivo é o mais utilizado. A Google começa assim a permitir pagamentos com recurso a lojas de conveniência para efetuar a transação.

google transação
Esta será a interface para se mostrar na loja onde ocorrer o pagamento

A Google chama-lhe “transações pendentes”. Vai permitir a utilizadores que não gostem de usar o seu cartão de crédito numa transação online (neste caso na Play Store), pagarem da forma mais conveniente. Ao que a Google indica, o utilizador receberá o comprovativo de pagamento em 10 minutos.

O dinheiro apenas é reembolsável em fundos na Play Store

Uma ressalva importante acerca deste método de pagamento, é que o dinheiro não é reembolsável. Ou seja, quem use este método e se arrependa de uma compra não receberá o dinheiro de volta, mas sim fundos para usar na loja da Google.

google transação pendente
As transações pendentes serão um novo método de pagamento na Google Play Store

De notar que a empresa de Montain View gosta de dar várias opções a quem efetua transações na Play Store. Além do pagamento com cartão de crédito ou PayPal, também é possível pagar na loja através do teu operador. Os operadores que disponibilizam tal função em Portugal são a MEO e a Vodafone.

Embora a nova medida apenas tenha chegado a Japão e México, seria interessante que se tornasse global. O Android é uma plataforma global, e lida com utilizadores para quem as transações online não inspiram segurança. Para esses, poder pagar numa loja PayShop, por exemplo, seria algo a considerar, à nossa escala.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.