Google começa a permitir pagamentos em dinheiro vivo na Play Store

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A medida já está ativa no Japão e México. Tudo o que os utilizadores precisam é de fazer a habitual compra virtual na Play Store, e deslocarem-se a uma loja de conveniência. Aí, mostram o código da transação e podem pagar em dinheiro.

Numa altura em que cada vez usamos menos dinheiro vivo para efetuar transações, a Google quer facilitar a vida de utilizadores que ainda o fazem. Esta é uma medida focada em países onde o dinheiro vivo é o mais utilizado. A Google começa assim a permitir pagamentos com recurso a lojas de conveniência para efetuar a transação.

A Google chama-lhe “transações pendentes”. Vai permitir a utilizadores que não gostem de usar o seu cartão de crédito numa transação online (neste caso na Play Store), pagarem da forma mais conveniente. Ao que a Google indica, o utilizador receberá o comprovativo de pagamento em 10 minutos.

O dinheiro apenas é reembolsável em fundos na Play Store

Uma ressalva importante acerca deste método de pagamento, é que o dinheiro não é reembolsável. Ou seja, quem use este método e se arrependa de uma compra não receberá o dinheiro de volta, mas sim fundos para usar na loja da Google.

De notar que a empresa de Montain View gosta de dar várias opções a quem efetua transações na Play Store. Além do pagamento com cartão de crédito ou PayPal, também é possível pagar na loja através do teu operador. Os operadores que disponibilizam tal função em Portugal são a MEO e a Vodafone.

Embora a nova medida apenas tenha chegado a Japão e México, seria interessante que se tornasse global. O Android é uma plataforma global, e lida com utilizadores para quem as transações online não inspiram segurança. Para esses, poder pagar numa loja PayShop, por exemplo, seria algo a considerar, à nossa escala.

Editores 4gnews recomendam:

  • Programadores Android vão poder 'obrigar-te' a atualizar apps
  • Google Assistant vai ficar "até dez vezes mais rápida" (vídeo)
  • Android TV: Play Store da plataforma vai ser totalmente modificada
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.