Google Microsoft HoloLens Realidade Aumentada óculos AR
A tecnológica norte-americana está a desenvolver um novo dispositivo de realidade aumentada.

Realidade Aumentada (AR), a próxima fronteira e próxima aposta depois da Realidade Virtual (RV). Assistimos a uma aposta cada vez maior na primeira depois da última não ter atraído tantas atenções como seria de esperar. Agora, a tecnológica Google estará a desenvolver uma alternativa para os óculos HoloLens da Microsoft.

Os óculos de realidade aumentada foram apresentados em 2016 e são atualmente orientados para o mercado empresaria. Note-se que o seu valor comercial, na ordem dos 3000 euros, torna-se proibitivo para o comum consumidor.

Vê ainda: ASUS ZenFone 5 surpreende com 90 pontos na DxOMark

Ainda assim, a Microsoft quebrou a barreira do impossível e abriu as portas para todo o novo mundo da RA. Um misto entre o mundo físico e o mundo virtual com aplicações infindáveis. Algo que tem despertado as atenções de outras empresas.

Tal como seria de esperar, também a Google está agora a trabalhar numa alternativa aos HoloLens da Microsoft segundo avança a publicação Wifuture.de. A publicação alemã, a cargo de Roland Quandt, fonte de inúmeras fugas de informação, avança agora esta possibilidade.

Google prepara alternativa aos HoloLens da Microsoft

Temos assistido a uma crescente aposta por parte da Google em dar a conhecer o seu ARCore, a “caixa” de ferramentas para explorar a RA. Neste contexto consideramos muito provável o desenvolvimento destes novos óculos dedicados à Realidade Aumentada. Segundo a fonte o dispositivo será independente, não necessitando de estar obrigatoriamente emparelhado ou dependente de, por exemplo, um smartphone. Para todos os efeitos será um dispositivo similar ao HoloLens da Microsoft.

Óculos para Realidade Aumentada (AR) da Google

Tendo em conta o habitual calendário da Google acreditamos que os óculos para realidade aumentada (AR) cheguem em finais de 2018. A sua apresentação deverá coincidir com a chegada do novo Google Pixel 3 (também ele com notch).

Neste momento os óculos para AR estão ainda a ser desenvolvidos pela tecnológica norte-americana e ainda não têm nome definido. São apenas referidos internamente como Google A65 e terá um processador feito especificamente para o dispositivo pela Qualcomm.

Já segundo a imprensa internacional acredita-se que este SoC pertença à nova gama de processadores para dispositivos IOT da Qualcomm. Mais concretamente à nova série QSC da fabricante norte-americana.

Os detalhes em torno do novo chip ainda não são conhecidos, estando também ele a ser desenvolvido neste exato momento. Todavia, sabemos e podemos avançar duas fortes possibilidades.

Temos dois processadores em vista para os óculos da Google para AR

De um lado temos o processador Qualcomm QSC603, um chip com núcleos Kryo 300 e núcleos Kryo 300 com uma frequência máxima de processamento a 1.6Ghz e 1.7Ghz, respetivamente.

Google Glasses Microsoft HoloLens óculos RA
Depois dos Google Glasses, serão a próxima “aventura” da tecnológica norte-americana ©wearable

Mais ainda, sabemos que este SoC conta com a gráfica Adreno 615 e suporta a NPU da Qualcomm com integração com o API da Android Neural Networks. Processador bastante promissor na integração da inteligência artificial.

Já por outro lado, o chip QSC605 da mesma construtora também é uma forte possibilidade e ótimo candidato. Conta com um total de 8 núcleos de processamento, agrupados em 2+6 núcleos.

Temos dois núcleos dedicados à performance (velocidade) Kryo 300 Gold com frequências máximas de 2.5Ghz. Temos também 6 núcleos otimizados para a poupança energética com frequências máximas a 1.7GHz, núcleos Kryo 300 Silver.

Acredita-se ainda que a Google esteja a trabalhar em parceria com a fabricante Quanta, sediada em Taiwan para produzir estes óculos de realidade aumentada. Esta foi a mesma empresa que produziu o tablet Pixel C.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Bixby estará presente em diversos eletrodomésticos – IOT

Netflix. Analistas afirmam que criadora de “13 Reasons Why” tem muito para crescer

Microsoft. Xbox Adaptive Controller é o inovador comando para consola e PC

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).