Google está a desenvolver uma alternativa aos HoloLens da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Realidade Aumentada (AR), a próxima fronteira e próxima aposta depois da Realidade Virtual (RV). Assistimos a uma aposta cada vez maior na primeira depois da última não ter atraído tantas atenções como seria de esperar. Agora, a tecnológica Google estará a desenvolver uma alternativa para os óculos HoloLens da Microsoft.

Os óculos de realidade aumentada foram apresentados em 2016 e são atualmente orientados para o mercado empresaria. Note-se que o seu valor comercial, na ordem dos 3000 euros, torna-se proibitivo para o comum consumidor.

Vê ainda: ASUS ZenFone 5 surpreende com 90 pontos na DxOMark

Ainda assim, a Microsoft quebrou a barreira do impossível e abriu as portas para todo o novo mundo da RA. Um misto entre o mundo físico e o mundo virtual com aplicações infindáveis. Algo que tem despertado as atenções de outras empresas.

Tal como seria de esperar, também a Google está agora a trabalhar numa alternativa aos HoloLens da Microsoft segundo avança a publicação Roland Quandt, fonte de inúmeras fugas de informação, avança agora esta possibilidade.

Google prepara alternativa aos HoloLens da Microsoft

Temos assistido a uma crescente aposta por parte da Google em dar a conhecer o seu ARCore, a "caixa" de ferramentas para explorar a RA. Neste contexto consideramos muito provável o desenvolvimento destes novos óculos dedicados à Realidade Aumentada. Segundo a fonte o dispositivo será independente, não necessitando de estar obrigatoriamente emparelhado ou dependente de, por exemplo, um smartphone. Para todos os efeitos será um dispositivo similar ao HoloLens da Microsoft.

Óculos para Realidade Aumentada (AR) da Google

Tendo em conta o habitual calendário da Google acreditamos que os óculos para realidade aumentada (AR) cheguem em finais de 2018. A sua apresentação deverá coincidir com a chegada do novo Google IOT da Qualcomm. Mais concretamente à nova série QSC da fabricante norte-americana.

Os detalhes em torno do novo chip ainda não são conhecidos, estando também ele a ser desenvolvido neste exato momento. Todavia, sabemos e podemos avançar duas fortes possibilidades.

Temos dois processadores em vista para os óculos da Google para AR

De um lado temos o processador Qualcomm QSC603, um chip com núcleos Kryo 300 e núcleos Kryo 300 com uma frequência máxima de processamento a 1.6Ghz e 1.7Ghz, respetivamente.

Mais ainda, sabemos que este SoC conta com a gráfica Adreno 615 e suporta a Pixel C.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Bixby estará presente em diversos eletrodomésticos – IOT

Netflix. Analistas afirmam que criadora de “13 Reasons Why” tem muito para crescer

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.