Google Now Launcher será descontinuado no final do mês

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Para os que adoram um Android puro, um dos seus launchers prediletos é, certamente, o Google Now Launcher. Este launcher criado pela própria Google tem sido a escolha de muitos que não se adaptam àquelas interfaces manhosas de algumas marcas e é ainda presença constante em outros equipamentos como os Nexus, Motorolas, Umi ou outros.

Vê também: Android: Chrome permite criar “Versões App” dos teus websites preferidos

Pois bem, se és um dos fãs deste launcher, ficarás desiludido com a novidade de hoje. A Google anunciou que a partir do próximo dia 1 de março irá descontinuar o seu popular Google Now Launcher.

Em termos práticos, isto significa que após este fatídico dia deixará de ser possível encontrar o Google Now Launcher na Play Store e os OEM´s (produtoras de smartphones Android) deixarão de poder utilizar o mesmo nos seus produtos, pois novos equipamentos com este launcher deixarão de ser aprovados pela Google.

No entanto, para estes últimos, existe uma forma de contornar o problema e continuar a oferecer uma experiência semelhante. A Google passará a disponibilizar os Search Launcher Services, que poderão ser aplicados em qualquer launcher Android, continuando a oferecer os cartões Google Now com um simples swipe para a esquerda a partir da home do teu smartphone.

Para aqueles que instalaram já o Google Now Launcher a partir da Play Store, continuarão a poder utilizar este launcher pelo tempo que bem entenderem, porém, depois do final do primeiro trimestre deste ano, o mesmo deixará de ser atualizado.

Para quem gosta deste launcher, certamente que esta é uma triste notícia. No entanto, esperemos que a mesma tenha um bom retorno, significando a disponibilização do novo Pixel Launcher para qualquer smartphone que não os Google Pixel e Google Pixel XL muito brevemente.

Outros assuntos relevantes:

Quais os Samsung Galaxy que receberão Android Nougat?

Google é agora a empresa mais valiosa do mundo

Google Assistant poderá chegar aos Nexus 5X e 6P

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.