Google Notícias redesenhado: vê o antes e o depois

Bruno Coelho
Comentar

A Google anunciou que as Notícias terão um aspeto redesenhado durante as próximas semanas. A medida chega à Pesquisa em computador, e traz um design que dá mais relevância ao nome de quem publica, e organiza os artigos de forma mais clara.

O objetivo é que encontres as notícias de que precisas de forma mais fácil. Esta medida da Google dá resposta às necessidades de quem publica, e tenta ao máximo bater-se contra as notícias falsas.

Over the next couple weeks we’re rolling out a redesigned News tab in Search on desktop. The refreshed design makes publisher names more prominent and organizes articles more clearly to help you find the news you need. Check it out 👇 pic.twitter.com/xa2aZfO4Qd

— Google News Initiative (@GoogleNewsInit) 11 de julho de 2019

O que muda no novo design

Embora só tenhamos acesso ao Gif partilhado pela Google, dá para termos uma boa ideia do caminho que será seguido. Através deste “antes” e “depois”, vemos que quem publica está mais destacado no topo, e as confusas manchetes amontoadas são felizmente abandonadas.

Não podemos deixar de notar que este novo design nas Notícias segue o formato de cartão. Isto é o que já acontece na página principal da Pesquisa, e está bem perto da experiência que também temos em mobile.

Cada história é destacada num cartão

Cada história tem o seu cartão, e o seu destaque. Ou seja, não temos várias notícias sobre o mesmo assunto agrupadas em apenas um cartão. Na prática há menos links para cada página, mas é dado destaque a notícias mais ‘únicas’.

A Google escreve na sua publicação que os artigos estão organizados de forma mais clara. Embora o design seja mais simples, parece tornar-se mais difícil ler cobertura relacionada. Em breve saberemos o que este design nos reserva.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.