Google aperta o cerco às "fake news" e altera as regras do Notícias Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem um novo objectivo e uma tarefa hercúlea em mãos. Acabar com as notícias falsas, as fake news. Ou pelo menos mitigar a sua propagação na esperança de que isto minimize o seu impacto junto da população. Para sites menos honestos sobre o seu país de origem a gigante tecnológica vai aplicar excluir a sua presença na aba "Notícias Google" com estas novas regras. Para nós, são boas notícias!

A tecnológica atualizou as suas regras dee Chrome 64 para Android mostra-nos um reforçado “Ad-Blocker”

Por exemplo, um site russo que se tente mascarar de um site norte-americano para influenciar o sensível eleitorado já não aparecerá nos teus resultados da pesquisa. Muito menos na aba Google Notícias. Já estava mais do que na hora!

Sites que não declarem o país de origem será excluídos do Notícias Google. As regras são claras.

O mesmo se aplicará, por exemplo, a um site português que tente chegar a um público brasileiro. Aliás, foi uma mudança de paradigma que também começamos a sentir.

Curiosamente, os sites brasileiros continuam a aparecer no nosso "feed" do Google Notícias. É caso para dizer "algo de errado não está certo". Por outro lado, enquanto publicações honestas quando ao seu país de origem e com as quais partilhamos um idioma, justifica-se a sua presença.

Um porta-voz da Google, em declarações à aqui as novas regras de indexação.

Desta forma, "os utilizadores saberão de onde é que as suas notícias online são provenientes", tal como avança a porta-voz da empresa. Uma mudança bem-vinda, sem dúvida. Agora só falta a Google entender a diferença entre Portugal e Brasil. Resta saber até que ponto chegará esta campanha contra as "fake news" mas creio que esta ainda só agora esteja a começar. Finalmente!

Todos sabemos o porquê de a Google estar a apertar o cerco a estes sites suspeitos. A tecnológica enfrentou alguma pressão dos legisladores e do ministério público norte-americano após a última eleição presidencial de 2016. Em causa as falsas histórias no Notícias Google.

Após vários sites terem habilmente escalado o "Notícias Google" e o todo o ranking de pesquisa para se tornarem nos primeiros resultados e fonte habitual para milhões de leitores. Fosse ou não a sua mensagem verdadeira, se apareciam no topo da pesquisa Google tornavam-se imediatamente nos sites mais vistos. Agora, as regras do jogo mudaram.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy A8 (2018) e Galaxy A8+ surpreendem em vídeo!

id Oreo torna o OnePlus 5 melhor do que nunca

reveladas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.