A Google decidiu tomar um passo importante com o Google Notícias. A aplicação tem vindo a crescer nos últimos anos e é um dos locais com melhor qualidade de informação aglomerada.
Contudo, por muito que seja um ponto de interesse para muitos media, a Google continua sem pagar pelo conteúdo. Ou seja, traz mais tráfego aos websites, porém, não existe uma rentabilização pelos direitos de autor.
Google vai começar a pagar aos ‘media’ por "notícias de qualidade"
A Google referiu de forma oficial que vai começar a pagar aos ‘media’ por "conteúdo de qualidade". Não sabemos ao certo o que isso significa, sabemos apenas que a empresa começará já o projeto em alguns países e com algumas empresas de comunicação.
O projeto começará na Austrália, Brasil e na Alemanha. Foram escolhidos alguns ‘media’ para integrarem o novo projeto. Resta-nos saber se os projetos não escolhidos terão algum tipo de proposta pela Google.
Google Notícias não traz rentabilização à Google
Vale a pena frisar que a aplicação do Google Notícias não traz nenhuma rentabilização direta à Google. Ou seja, não é uma aplicação com subscrição ou publicidade.
Porém, vale a pena perceber que a Google ganha informação sobre os interesses dos utilizadores e acaba por reencaminhar links para websites que, por sua vez, utilizam publicidades Google. Ou seja, é uma "auto-promoção" bem disfarçada.
Google Notícias tem alguns aspetos a mudar
Na minha opinião o Google Notícias é uma aplicação fantástica. Porém, devia de existir um pouco mais de controlo de quem vai parar nesta aplicação. Além disso, a Google não devia promover conteúdo que quando abres te deparas com uma "paywall" e só podes ler se pagares a versão "Premium" do jornal.
Por fim, algo que gostava de ver era a Google a castigar websites que não fazem as páginas para o Google News. Em vez disso, obrigam o utilizador a visitar a página normal para ver o carrossel de imagens ou o resto da notícia (cof cof observador e record, cof cof).
Esperemos que este seja o primeiro passo de uma nova forma de rentabilizar os media que muito perderam por não se conseguir adaptar ao mundo online.
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