Google Notícias poderá ter os dias contados na Europa

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já há algum tempo que se tem falado das possíveis novas legislações europeias no que respeita à partilha de conteúdos online. Desde o início que esta possibilidade veio agitar o mundo digital, uma vez que coloca em risco o futuro de grandes plataformas.

Uma dessas plataformas, é o Google Notícias, uma das principais plataformas gratuitas onde os utilizadores podem encontrar todo o tipo de notícias "ao minuto". Ao que tudo indica, a chegada da nova legislação poderá colocar um ponto final na existência do Google Notícias na Europa.

Vê ainda: Play Store: 16 novos jogos Android grátis acabam de chegar

Na sua essência, esta nova legislação europeia pretende que os criadores de conteúdos online sejam remunerados. Sempre que as suas publicações apareçam em resultados da Google.

No caso do Google Notícias, são várias centenas de notícias "partilhadas" com os utilizadores todos os dias. O que acabará por certo tornar o normal funcionamento da plataforma inviável.

Google Notícias poderá fechar as portas na Europa caso nova legislação entre em vigor

De acordo com Richard Gingras - Vice Presidente do Google Notícias - esta é uma plataforma que não apresenta qualquer tipo de publicidade. Ou seja, a gigante de Mountain View não recebe qualquer tipo de receita proveniente deste serviço. Gingras salienta ainda que acreditam que este é um serviço valioso graças ao seu propósito de servir a sociedade. E não como uma possível fonte de receitas.

Relembro que em 2014, uma legislação muito semelhante foi implementada em Espanha, resultando no encerramento da plataforma no país. Assim como seria de esperar, todas as publicações online, sejam elas jornais ou blogues, viram as suas visitas e consequente monetização baixar consideravelmente.

Esta legislação surge como resultado de vários anos em que a Google foi acusada de não pagar uma justa taxa na Europa. Considerando o elevado nível de receitas que consegue alcançar nos vários mercados.

Estamos perante uma "batalha política" que tem ainda um final incerto. Mas, tudo indica que, os utilizadores poderão ser quem realmente irá pagar o "preço mais alto".

Editores 4gnews recomendam:

Pixel 3 Lite não seria má ideia, mas não vai acontecer!

Relógio Google: Nova funcionalidade fará do acordar bem mais agradável

Top 7 Smartphones Android bem interessantes por menos de 150€

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.