Google, Nokia e LG querem fugir ao Snapdragon 865. Sabe porquê

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

São várias as fabricantes que querem fugir ao processador topo de gama da Qualcomm para 2020 – o Snapdragon 865. Mas afinal porque não querem a Nokia, a LG ou a Google usar o processador nos seus equipamentos? O problema parece ser o alto preço do processador que tem o modem X55 5G integrado.

As fabricantes querem manter os seus custos baixos para evitarem aumentar os preços dos equipamentos. Ora, como a Qualcomm optou por só vender o Snapdragon 865 com o modem X55 5G, as fabricantes que não estão interessadas em aumentar os preços, acabam por ter de recorrer a alternativas.

Nokia 8.3 chegou com o Snapdragon 765G e custa 599 €

Esse foi o caminho tomado pela Nokia no recém-lançado 8.3. O equipamento foi lançado com o Snapdragon 765G, que não é topo de gama. Ainda assim acaba por haver um contrassenso por parte da marca, já que o smartphone vai custar 599 €.

As últimas informações dão conta de que a LG pode ser a próxima fabricante a seguir este caminho. Isto porque, ao que tudo indica, a empresa pode lançar o G9 ThinQ com o Snapdragon 765.

Além destas, também a Google pode fazer o mesmo nos seus próximos topos de gama. O XDA Developers encontrou evidências de que também os Pixel 5 e Pixel 5 XL podem não ter o processador topo de gama da Qualcomm.

Numa altura em que as vendas de smartphones a nível global desceram significativamente, esta é uma fase para as fabricantes se conterem. No entanto, empresas como a Xiaomi ou a Realme continuam a lançar equipamentos com Snapdragon 865 a preços competitivos, e deverão ser estas a ganhar com o assunto.

Aproveita para vê a lista dos melhores telemóveis Xiaomi que valem a pena!

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi K30 Pro é oficial: o rei do custo-benefício de 2020 chegou
  • Huawei P40 e P40 Pro: conhece todos os segredos dos novos topos de gama
  • OnePlus 8 Pro é apanhado nas primeiras imagens reais e design completo é confirmado
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.