Nexus 6P e Nexus 5X recebem a última atualização da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

São os últimos da sua linhagem e recebem agora as suas últimas atualizações oficiais de firmware (software de sistema). Em suma, tanto o LG Nexus 5X chegam oficialmente ao fim da sua vida útil com a última atualização fornecida pela Google.

Em primeiro lugar cumpre citar que ambos os smartphones foram apresentados oficialmente em setembro de 2015. Por conseguinte já contam com mais de 3 anos de vida, sendo também os últimos "Nexus" a ser lançados pela Google.

Vê ainda: iPhone 8 e Galaxy S9 – os mais procurados no 3º trimestre de 2018

Em segundo lugar merece ser destacado que a Google havia prometido dois anos de atualizações de sistema para os terminais. Todavia, prometeu também três anos de atualizações de segurança para os Nexus 6P bem como o Nexus 5X.

Em terceiro lugar isto significa que nem o Nexus 6P nem o Nexus 5X receberão, de forma oficial, o mais recente Android Pie. Todavia, ambos os terminais podem usufruir de uma versão stock ou "pura" do Android Oreo 8.1.

É o fim da linha para os Nexus 6P e Nexus 5X

Em suma, para ambos os dispositivos móveis a solução passará agora pelas Custom ROM's ou ROM's personalizadas. Todavia, isto não significa que a Google não disponibilize-se mais atualizações para qualquer um deles. Significa apenas que a fabricante não está obrigada a disponibilizar mais software para os últimos smartphones da linha Nexus. Ainda assim, na melhor das hipóteses poderão receber mais uma ou duas atualizações de segurança. Mais do que isso já não considero de todo provável.

Em suma, a Google está agora concentrada na 3ª geração dos seus Pixel. Linha esta que se estreou em 2016, pouco depois de terem anunciado o fim da linha "Nexus". Desde então, a Google afirmou-se mais do que nunca como fabricante de hardware para além de software.

Agora, em jeito de despedida, ambos os terminais recebem uma última atualização de segurança. Nesse sentido temos agora o mais recente patch de segurança para ambos os terminais. O software pode ser descarregado manualmente - aqui.

Dois dos dispositivos "Google" mais aprazíeis que já tive oportunidade de testar

Atualmente os smartphones Google Pixel são internacionalmente aclamados pela fantástica qualidade fotográfica. Representam também o natural crescimento da Google, empresa que já não depende de terceiros para fabricar os seus próprios dispositivos.

Em suma, esta antiga linha de produtos cumpriu o seu objecto e agora está na altura de a marca se concentrar apenas nos Pixel. Para nós, entusiastas de tecnologia, ficam as memórias e marca de ambos os smartphones no panorama tecnológico.

Dois dos "testes" que mais gostei de gravar e redigir

Perante todo o meu percurso na 4gnews, creio que estas foram duas análises particularmente criativas. Sobretudo sob o ponto de vista visual foram sem dúvidas bons tempos. Agora, está na hora de seguir em frente e abraçar novos desafios.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi MIUI 10 está a caminho destes 20 smartphones

Pokemon Go continua a surpreender tudo e todos com o passar dos anos

Xiaomi lança nova Smart TV gigante com preço inacreditável

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.