Google Nexus 4 com atualização para Android Oreo 8.0?

Rui Bacelar
Android Oreo Google Nexus 4
Google Nexus 4, o smartphone immortal.

O Android Oreo é a mais recente versão do sistema operativo da Google, lançado no dia 21 de agosto a nova versão começará a chegar aos utilizadores no final do ano. Já se és utilizador de um vintage Google Nexus 4 provavelmente já ficarias contente por ter recebido o Android 6 Marshmallow. E se te dissesse que este icónico dispositivo poderá "saborear" o Android Oreo?

Vê ainda: Apple iPhone 8 e iPhone 8 Plus chegam às lojas e atraem multidões!

Esta é a 8ª grande versão do sistema operativo e chegou em dia de eclipse solar nos EUA. As novidades são boas e recheadas de cor e animação tal como podes consultar na íntegra, aqui. Em alternativa também poderás ver aqui na 4gnews, o Top 10 com as principais melhorias. Passemos agora às novidades para o já vintage Google Nexus 4.

Android Oreo para o Google Nexus 4? Sim, é possível!

Já poderás descarregar, aqui, e instalar o Android Oreo no teu Google Nexus 4 graças ao trabalho do developer (programador) "Ziyan" da comunidade XDA.

Através do código fonte da nova versão deste sistema operativo da Google, o AOSP (Android Open Source Project), os materiais de construção de uma nova ROM estavam disponíveis para que qualquer desenvolvedor criasse a sua ROM personalizada, neste caso para o Nexus 4.

Dito isto, se ainda utilizas um dispositivo Nexus 4 então poderás gostar de saber que o Android Oreo já foi adaptado para funcionar corretamente neste dispositivo vintage. Todas as principais conectividades e funcionalidades do smartphone já estão perfeitamente funcionais e poderás, desta forma, dar nova vida ao smartphone imortal.

Terás, contudo, que desbloquear o bootloader do smartphone para instalar uma TWRP Custom Recovery para poderes instalar esta ROM baseada já na nova versão destes sistema operativo. Podes descarregar o ficheiro .ZIP abaixo, no link indicado:

Download Direto: AOSP (XDA)

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Quem diria que um smartphone tão antigo ainda usufruiu de uma comunidade atenta e dedicada de utilizadores. Oxalá fosse assim para todos os dispositivos Android.

Outros assuntos relevantes:

Android Oreo nos smartphones da OnePlus? Este será o seu aspecto!

iOS 11: atualização trará recurso do 3D-Touch de volta aos Apple iPhone

Motorola Moto X4 chegará até ao consumidor dentro desta caixa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.