Home Android

Google I/O 2018 trará mudanças para o serviço Google News

A publicação 9to5google agracia-nos com esta imagem ilustrativa das mudanças no serviço de notícias da Google.

Google News Android Google I/O 2018
A conferência I/O 2018 arranca já amanhã e a novidades já começam a chegar.

Começa no dia 8 de maio (terça-feira) a maior conferência de tecnologia dedicada ao universo Android, aos seus programadores e a todos os developers do sistema operativo da tecnológica norte-americana. Com efeito, terá início nesta terça-feira a próxima conferência Google I/O 2018 que trará novidades para o serviço Google News, entre outros.

Com efeito, estamos já na véspera do maior evento dedicado aos programadores em todo o universo Android. Amanhã, teremos uma abertura / a keynote com a participação de Sundar Pichai e toda a equipa de executivos de topo.

Vê ainda: XiaomRedmi S2 – sem mais segredos, eis o que esperar do novo Xiaomi

Ora, além de todas as novidades alusiva à próxima versão do sistema operativo da empresa, o Android P, teremos também novidades para o Google News. Segundo a imprensa internacional, a tecnológica norte-americana vão mudar e simplificar a forma como podes ver, ler e consumir notícias. Online, claro.

É provável que utilizes o Google News diariamente, por vezes tem te aperceberes, simplesmente ao fazer uma pesquisa através da Web ou dispositivos móveis. As novidades chegam-nos através da publicação AdAge que dá a entender a chegada de um “novo” Google News.

Google I/O 2018 trará novidades para o serviço de notícias Google News

Segundo o relato deste website, teremos um look ou aspecto contemporâneo, “trazendo o serviço Google News para os dias de hoje.” Segundo esta publicação, na conferência I/O 2018 a tecnológica norte-americana voltará a frisar a importância e atenção dada a este serviço de divulgação de notícias. Algo em que a empresa tem vindo a trabalhar afincadamente no sentido de diminuir, por exemplo, as fake news. As mudanças serão anunciadas já amanhã e serão diversas. Em seguida podemos ver também alguns dos logotipos que terão direito a um novo look.

Mudanças funcionais e visuais para o serviço Google News

Na seção Google News passará a encontrar vídeos do YouTube para além dos artigos (texto) que que encontramos atualmente. Com efeito, veremos aqui uma integração no News de alguns canais de notícias, verificados pelo YouTube. As mudanças ocorrerão de forma gradual e faseada, diversificando a experiência de consumo de notícias.

Mais ainda, na Google I/O 2018 veremos também um novo destaque dado aos websites que utilizam a plataforma AMP. Por AMP entenda-se (Accelerated Mobile Pages), um dos formatos da própria tecnológica norte-americana. Esta visa proporcionar uma experiência de abertura de conteúdos mais veloz.

A forma como lês e consomes notícias na Web vai mudar

Aliás, muito provavelmente estarás a ler este artigo através da plataforma AMP da 4gnews, uma versão mais simples e rápida da nossa versão Web. Espera-se também que nesta Google I/O 2018 a empresa anuncie novas funcionalidades para o serviço News.

Segundo a imprensa internacional teremos algumas das funções do serviço Play NewsStand a migrar para o News (notícias). Teremos um novo aspecto para a apresentação das notícias, novas fontes (YouTube). De igual forma teremos algumas das funções de serviços conexos da empresa.

Google I/O 2018 deixa antever várias mudanças nas plataformas da empresa

É uma das maiores empresas do mundo e a sua esfera de influência está em constante expansão. Para além de ser o motor de pesquisa mais popular da atualidade, é também o local onde vamos ler diariamente as notícias, mais concretamente no seu serviço News.

Aqui temos uma agregação dos últimos artigos e recentes notícias dos media online. Com os mais variados temas e áreas, encontramos aqui toda a atualidade em destaque no Google News.

YouTube, NewsStand e AMP, em breve e em força no Google News

Podemos ainda referir a existência do serviço Play Newsstand que apesar de ter pouco expressão em Portugal é bem popular internacionalmente. Tal como o seu próprio nome indica, dá-nos algo que pode ser comparado a uma revista online ou em formato digital.

Google News Android Google I/O 2018
Alguns dos logotipos que terão direito a um novo “look” @9to5google

Todavia, algo que dispensa apresentações é a sua plataforma de criação e partilha de vídeos, o YouTube. Amanhã, na Google I/O 2018 teremos certamente novidades relativamente à sua seção de notícias. Algo que migrará também para o Google News.

Sabemos ainda que também a plataforma AMP (Accelerated Mobile Pages), será alvo de novidades durante a Google I/O 2018. Esta plataforma visa tornar toda a experiência de consumo de notícias, artigos e multimédia mais veloz, simples e agradável.

Que conclusões podemos retirar daqui?

Trata-se de uma plataforma open source (código aberto) e está a ser adoptada pelos media. Não que eles tenham muita escolha. Isto porque caso não o façam a tecnológica penalizará as publicações no ranking do seu Search.

Em última análise e tal como avança a publicação 9to5mac, sentimos que a tecnológica norte-americana está a dar mais importância à notícias. Privilegiando fontes de reconhecida importância.

Google News chegará também com uma nova App para Android e iOS

Por último, a nova versão do serviço / plataforma de notícias da tecnológica norte-americana trará as novidades para os nossos smartphones. Acredita-se que o anúncio desta nova App ocorra amanhã, durante a conferência I/O 2018.

Cumpre ainda referir que também a rival Apple está a apostar na sua plataforma de notícias, de seu nome Apple News. Escusado será dizer que também o Facebook está sob pressão. Aqui devido à partilha das fake news e a toda a polémica em torno do assunto.

Amanhã teremos todas as confirmações.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung aposta em novo tom de cor para o Samsung Galaxy S9

Xiaomi dedica perto de 40% do capital humano à Pesquisa e Inovação

Android P: Nova medida na versão aumentará a segurança e privacidade

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).