Google News em Portugal tem muito que melhorar

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

A Google anunciou novas reformas no Google News (ou notícias Google) na sua conferência para desenvolvedores. O Google News é cada vez mais importante no quotidiano dos utilizadores. Se tens um terminal Android com software puro, um swipe para a direita e verás as últimas notícias no teu ecrã.

Tenho de admitir que isso tem sido vantajoso para a 4gnews. Esta é uma das formas de chegarmos a novo público e aumentar esta fantástica comunidade, contudo, também me tenho deparado com situações que me deixam incrédulo.

Vê ainda: oogle Maps? Já temos a solução!

Situações que em 2018 já não deviam existir. Seja pela moral ou pela suposta "inteligência" dos algoritmos da empresa de Mountain View.

A Google está a fazer um esforço para eliminar as notícias falsas do seu feed. Os algoritmos não conseguem fazer milagres, porém, aos poucos vamos vendo melhorias face as situações.

O Google News está longe de conseguir classificar qualidade

Temos de perceber que existe uma enorme diferença entre rumores e notícias falsas. Em todas os artigos da 4gnews (tirando os e opinião como este) temos a fonte e via dos artigos abaixo. Temos de ter a certeza que quem nos segue sabe que não andamos aqui a enganar ninguém. Somos o mais transparente possível com os nossos leitores, seja em artigos de notícias ou artigos patrocinados. Todos eles são referidos como tal e consideramos isso importante.

Mas a minha preocupação vai mais além de "fontes" e "vias". A minha preocupação chega mediante os artigos e publicações que simplesmente se dão ao trabalho de de copiar (literalmente) um artigo de um website em Inglês e colar no Google tradutor.

Não estou a criticar a preguiça e falta de profissionalismo, estou simplesmente a indicar que a Google deveria ter isso em conta. Com tanta inteligência envolvida na sua enorme equipa do Google News, não há forma de decifrar quem é que faz "copiar colar"? Nem que tivessem um API no Google tradutor que desse essa informação ao Google News.

A qualidade pode ser relativa, o "Copy Paste" não é

Não sou programador, não faço ideia de como é que isso pode ou não ser possível. O que acho é que muito público português está a levar uma enxurrada de artigos "copy paste" no seu feed de "notícias".

Quando as publicações são em Inglês esta medida é mais notável, porém, quando traduzidas português nem por isso. O pior disso tudo? É que muitos dos websites que me venho a deparar com o copy paste, nem se dão ao trabalho de corrigir as gralhas do Google tradutor.

Este é mais um desabafo do que propriamente uma indignação. Sei que sempre existiram e existirão pessoas que farão o mínimo para crescer. Sei que a moral não está implementada no cérebro de toda a gente. Só acho que a Google antes de fornecer essas "notícias" copy paste para milhões de pessoas deviam ter em consideração quem realmente escreveu o artigo.

Como é que podes saber que o artigo foi copy paste? Começa a rejeitar publicações que não te indicam uma "fonte" e "via". Estranha se o português for demasiado "Abrasileirado" porque o tradutor assim o faz. E acima de tudo, tenta conhecer ao máximo a pessoa que está por trás do artigo.

Podes conhecer a 4gnews de uma forma mais direta no nosso podcast semanal às segundas no Youtube às 21.30h. Lá estaremos para nos dar a conhecer e dar-te as boas-vinda à comunidade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Y5 Prime (2018) é oficial com ecrã FullView e Android Oreo 8.1

Novo Microsoft Surface ”low-cost” continuará a usar processadores Intel

Huawei Mate 20 terá câmara tripla, tal como um iPhone da Apple em 2018

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.