Google News trará novidades incríveis para Android, iOS e Web

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Durante a Keynote, a palestra de inauguração da conferência Google I/O 2018 tivemos todo um capítulo dedicado às notícias e ao serviço Google News. Ciente da sua importância enquanto uma das maiores distribuidoras de informação, a tecnológica revelou novidades incríveis para esta sua plataforma de notícias. Novidades que chegarão à App para dispositivos Android e iOS, bem como à versão Web.

Neste momento temos na Google e também no Facebook os maiores geradores de tráfego online para publicações. Aqui incluem-se os blogs, jornais e outras publicações online, tal como avança a Parse.ly.

Vê ainda: Samsung Galaxy A8 (2018) Review | O comedido topo-de-gama

Recentemente o Facebook passou a dar mais destaque às publicações de pessoas, sobretudo da tua esfera de amigos. Já por outro lado, passou a apresentar menos publicações de empresas e outras entidades.

Os dados avançados pela supra-citada agência de análise de mercado incluem mais de 2500 websites e publicações online de renome. Aqui incluindo nomes bem conhecidos como a revista Time, o Wall Street Journal ou até mesmo o Mashable. Tudo isto para ilustrar a importância do Google e do Facebook enquanto fontes de tráfego para todas estas publicações.

Google e Facebook são os "motores" de tráfego mais importantes

A evolução do tráfego (visitas) geradas pela Google e pelo Facebook teve a seguinte evolução que podemos aferir pelo gráfico abaixo. Com efeito, no final de 2017 o Facebook gerava cerca de 26% a todos estes 2500 websites. Por sua vez o Google era a fonte de cerca de 44% do tráfego de todas estas publicações. Tudo isto para que seja bem clara a importância da Google enquanto motor de busca a plataforma de notícias. Posto isto, temos agora novidades cativantes para o Google News. Ou melhor, na sua App para Android, iOS e também para a versão Web.

Voltando à Google I/O 2018, na última terça-feira ficamos a saber que a tecnológica foi fundir todos os seus antigos serviços de notícias. Algo que a 4gnews já tinha AdAge.

As novidades vão chegar ao Android, iOS e à versão Web

Agora, em primeiro lugar teremos uma fusão entre o antigo serviço Google News e a aplicação para dispositivos móveis, a Google Play Newsstand. As melhores funções de cada um destes serviços chegarão agora ao Android, iOS e também à vista Web (para o computador através do teu navegador / browser).

Novidades que chegarão a um total de 127 países, tal como nos conta a própria tecnológica liderada por Sundar Pichai desde agosto de 2015. Entre este países temos Portugal como um dos que vão receber as melhorias.

Google News chega a 127 países, o News da Apple chega a 3

Desta feita, o Google News terá uma distribuição muito mais alargada do que o serviço da concorrência, o News, da Apple. Com efeito, tal como lista a própria gigante de Cupertino o seu serviço opera apenas na Austrália, Estados Unidos da América e também no Reino Unido.

Passando às principais novidades para o novo Google News, tal como refere o site Android Headlines, temos quatro separadores principais. O seu novo design pode ser apelidado de simples, contemporâneo ou até mesmo elegante, sendo um quesito mais subjectivo.

5 notícias "Para Ti" no Google News - Android e iOS

Contudo, pessoalmente considero-o mais atraente. A primeira sendo o "Para ti" ou o "For You", onde terás as 5 melhores ou principais histórias de determinado dia. As notícias mais pungentes, mais partilhadas e, segundo o Google News, as mais importantes para ti.

Com efeito, em última análise será a Inteligência Artificial (IA) da Google a decidir quais são os principais artigos selecionados para ti. A tecnológica chama-lhe histórias, nós chamamos-lhe artigos, informação. O importante é que nesta seção, ao abrires um artigo poderás aceder a outros artigos que cubram o mesmo tema.

Algo que nos mostra o espírito de abertura e a vontade da tecnológica em dar-te a uma experiência de leitura completa. Isto é, para que absorvas a totalidade da história e possas fazer aquilo que sempre recomendamos - cruzar fontes.

"For You", as notícias mais importantes no Google News

O Google News quer superar as tuas expectativas e dar-te uma cobertura o mais completa possível. Para esse efeito poderás, claro, personalizar este machine learning ou algoritmos para que não te apareçam publicações dedicadas ao copy+paste e ao Google tradutor como grande parte dessa blogosfera nacional. Existem duas ou três boas excepções.

O ponto aqui a reter é que o Google News vai aprender com os teus hábitos de leitura. Vai registar as tuas fontes favoritas e temas em que tens mais interesse. Isto mesmo que não configures o seu algoritmo de aprendizagem. Bastará que uses o serviço para que o mesmo se vá adaptando às tuas necessidades.

"Headlines" - as manchetes no Google News

Tal como o seu nome indica, em breve poderás encontra na App para Android, iOS e mesmo na versão Web os principais títulos do momento. Terás aqui uma seleção das principais manchetes divididas pelas principais categorias. Destacamos os Desportos, Mundo, Negócios e claro, Tecnologia.

"Favoritos" - aqui tem que estar a tua 4gnews

Escusado será dizer que no teu feed de notícias, na secção das publicações deverá constar a 4gnews. Poderás, claro adicionar outras fontes do teu agrado e que vão ao encontro dos teus interesses. A tónica foi também colocada nas publicações locais, artigos e fontes próximas da tua localidade.

Poderás seguir não só publicações mas também temas. Um conceito similar ao implementado pela rede social Instagram que agora de deixa seguir hashtags. Tudo isto para que tenhas aqui todos os temas e áreas do teu interesse.

"Newsstand" - conteúdos otimizados para dispositivos móveis

Aqui a gigante tecnológica dá nova atenção aos dispositivos móveis. Com efeito, para Android e iOS a seção NewsStand (banca de notícias) dar-te-á a hipótese de usufruir de conteúdos especialmente formatados para os ecrãs pequenos.

À semelhança da 4gnews (que está a preparar surpresas para a versão mobile). Também o News quer dar-te mais, mais simples, mais certo e mais fácil de ler. Neste ponto não poderíamos concordar mais com a empresa de Sundar Pichai. Quem é que tem tempo ou pachorra para ler artigos enormes ou mal formatados?

Descarrega AQUI o novo APK do Google News para Android

A tecnológica norte-americana apresentou ainda novidades para os conteúdos pagos, para as publicações que oferecem um serviço Premium. Para todas as fontes que implementam um pagamento periódico para teres acesso aos conteúdos. Algo que não está disponível em Portugal.

Por último, tanto na vista Web, na app para Android e na App para iOS teremos mais fontes. Mais do que texto (artigo escrito) nas News. Isto é, terás também publicações do YouTube (aqui será curioso ver que tipo de canais é que chegarão ao Google News) e até mesmo do Twitter.

As novidades chegarão às plataformas Android, iOS e Web no decurso das próximas semanas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia X revela as suas especificações com a passagem pela TENAA

d está agora grátis

d One

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.