A Google não está em bons lençóis nos últimos tempos. A empresa americana está constantemente a ser repreendida monetariamente pela Comissão Europeia e parece que voltará a acontecer.
Ainda a semana passada referimos que a empresa portuguesa Aptoide reclamou à Comissão Europeia por falta de conduta com os concorrentes. A empresa de Mountain View tem um universo de serviços enormes e, muitos deles sem concorrência.
Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9 passa em benchmarks com fantástica pontuação
No caso do Aptoide, a empresa portuguesa queixava-se que a Google está a bloquear a sua aplicação dos smartphones Android. O Aptoide é um mercado de aplicações onde qualquer pessoa pode ter uma loja de Apps.
Esta situação é um pouco diferente, contudo, também no universo Android. De acordo com o Telegraph, a Google está a ser acusada de obrigar utilizadores a utilizarem a sua aplicação de pesquisa e browser pré-instalado nos equipamentos.
Google está com um problema em mãos
Sendo que o Android é um serviço Open Source a Google não pode propriamente obrigar os fabricantes a fazer aquilo que querem e bem entendem. Os rumores referem que se os fabricantes decidirem não cumprir com o estipulado os fabricantes não têm "incentivos" que outros concorrentes beneficiam.
De forma mais concreta, a gigante americana está a ser acusada de:
- Google alegadamente solicita aos fabricantes para pré-instalar aplicações como a o Chrome e "Pesquisa Google" como pré-definidas.
- Fabricantes de smartphones são desencorajados de lançar equipamentos que são baseados em Android (Open Source) mas não afiliados com a empresa americana
- Google dá incentivos financeiros a fabricantes que utilizam as suas aplicações pré-instaladas nos seus equipamentos.
São acusações sérias e podem custar à empresa americana uma penalização de mais de 2.42 mil milhões de Euros.
Os próximos dias ditarão se a empresa liderada por Sundar Pichai se conseguirá ou não safar desta. Se estas alegações forem verdade é complicado escapar ileso. A Google quer que o Android seja um sistema que siga regras, porém, quando o código é Open Source não podes fazer aquilo que a marca americana é acusada de fazer.
Assuntos relevantes na 4gnews:
OPPO Find X poderá vir a ter uma variante mais barata
Samsung Galaxy S10 não será o único com leitor biométrico no ecrã em 2019
Apple deverá trazer pelo menos dois iPads este ano
Via