Google prepara-se para fazer mudança no sistema Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tem passado um mau bocado com a Comissão Europeia durante este ano. No passado mês de julho, viu-se perante uma das maiores multas da história, sendo obrigada a pagar mais de 4 mil milhões de euros.

Para além disso, a gigante de Mountain View recebeu ordem da Comissão Europeia para parar de interligar de forma ilegal todas as suas aplicações ao sistema operativo Android.

Vê ainda: Sony afirma que já corrigiu bug que afetava a PlayStation 4

Agora, foi a vez da empresa fazer as declarações oficiais que todos aguardávamos. A única forma de cumprir com estas ordens, é parar de fazer as empresas assinar acordos em que se comprometem a pré-instalar as aplicações da Google nos seus smartphones.

No entanto, para que isto possa acontecer, a Google vai passar a cobrar por uma licença para que as suas aplicações possam ser instaladas em cada smartphone Android. Claro está, que estas novas medidas irão apenas ser aplicadas dentro do Espaço Económico Europeu (EEE).

Google vai pela primeira vez licenciar as suas aplicações para o sistema Android

Tal como sabes, são muitas as aplicações da Google. Esta licença não será única para todas as aplicações, mas sim de forma individual. Ou seja, as fabricantes vão poder decidir quais são as aplicações que pretendem licenciar para disponibilizar nos seus smartphones.

Por exemplo, ao licenciar a Google Play Store, tecnicamente não vão precisar de licenciar qualquer outra aplicação da Google. Apenas terão de facilitar a vida aos utilizadores no que respeita à primeira instalação das aplicações.

Isto poderá ser feito desta forma, apenas porque as novas regras apenas se aplicam a aplicações pré-instaladas no sistema Android. Existem várias formas de contornar estas mudanças, mas o importante é que os utilizadores não são obrigados a "levar" com as aplicações da Google quando ligam o smartphone pela primeira vez.

No entanto, já ficou mais do que comprovado ao longo do tempo que a grande maioria das aplicações da Google, já se tornaram mais do que essenciais para que consigas ter uma excelente experiência do Android. Mais ainda, não existe qualquer tipo de concorrência equiparável à grande maioria das suas aplicações.

Por fim, estas medidas irão entrar em vigor já no próximo dia 29 de outubro. Não ficou no entanto esclarecido se irão ser aplicadas apenas a fabricantes que operam no EEE, ou se irão ser aplicadas a todos os smartphones comercializados neste espaço.

A Google fez questão de salientar que irão continuar a disponibilizar o sistema Android de forma gratuita. Não havendo quaisquer planos para deixar de o oferecer como plataforma aberta, e gratuita.

Editores 4gnews recomendam:

Google Assistant vai finalmente começar a falar português de Portugal

Play Store: 18 aplicações Premium estão grátis por tempo limitado

Android Pie: Sistema é tudo menos fragmentado nos smartphones Pixel

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.