Google muda de ideias e disponibilizará o Gemini também no Pixel 8

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google fez uma confirmação que certamente irá agradar bastante a todos os utilizadores do Pixel 8. Em causa, a disponibilização do modelo de Inteligência Artificial Gemini Nano também para este smartphone.

A empresa informa que esta novidade será implementada aquando da disponibilização da próxima atualização Pixel Feature Drop. Ela chegará em developer preview, o que significa que estará em fase de testes.

O que muda com a chegada do Gemini Nano ao Pixel 8?

Esta será certamente a questão que muitos terão em mente neste momento. E, na prática, a chegada do Gemini Nano ao Pixel 8 resultará na adição de duas novas funcionalidades.

Google Pixel 8

Em primeiro lugar, os utilizadores do Pixel 8 terão agora acesso às Resposta Inteligentes no teclado Gboard. Isto significa que terás o modelo de IA da norte-americana a sugerir respostas para as mensagens que recebas.

Em segundo lugar, chega também a possibilidade de compilar sumários da aplicação de gravação presente neste modelo. Uma ajuda importante para perceber com maior clareza e simplicidade as ideias principais de qualquer gravação.

A benesse é que ambas as funcionalidades que chegam agora ao Pixel 8 serão processadas localmente. Ou seja, não será necessário ter o smartphone ligado à internet para usufruir destas vantagens.

O anúncio da chegada do Gemini Nano ao Pixel 8 chega após a empresa ter declarado que esta IA não estaria disponível para este modelo. Nessa ocasião, a Google referiu que apenas o Pixel 8 Pro teria direito a esta funcionalidade devido a limitações de hardware.

Essa justificação não convenceu os utilizadores, que agora vêm confirmada a sua tese. Afinal de contas, ambos os Pixel 8 possuem o mesmo processador Tensor G3, com a única diferença a ser a sua memória RAM.

Essa poderá ser a razão que levou a Google a adiar a confirmação desta novidade. Com a notícia que agora trazemos, a empresa referiu que "a execução de grandes modelos de linguagem em telefones com especificações de memória diferentes pode proporcionar experiências de utilização diferentes, por isso testamos e validamos isso no Pixel 8."

Se quiseres comprar o Pixel 8 e usufruir destas novidades, eis onde o poderás fazer:

google pixel 8

Ecrã: 6,2 polegadas, AMOLED, 60-120 Hz, 2000 nits (pico), 1080x2400p
Processador: Tensor G3
RAM: 8 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 50 MP (principal), 12 MP (ultrawide), 10.5 MP (frontal)
Certificação: IP68
Áudio: Altifalantes estéreo
Bateria: 4575 mAh, 27 W (com fios), 18 W (sem fios)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.