Home Android

Google – de motor de busca a presença obrigatória no nosso Lar

A Google começou como um simples motor de busca no virar do milénio. Hoje em dia já é uma presença assídua em milhares de lares um pouco por todo o mundo. Resta saber quando é que Portugal se renderá também ao Google Home e à Google Assistant

Google Pixel 2 XL motor de busca lar
A gigante tecnológica estará a ponderar abrir lojas físicas para potenciar as vendas dos seus dispositivos em certos mercados-chave.

De simples motor de busca para presença assídua no lar de milhões de consumidores. A Google desdobra-se em serviços e faces. Desde o seu sistema operativo para dispositivos móveis, o Android. Até ao seu novo e misterioso sistema operativo o Fuchsia. Já para não falar na sua extensa lista de serviços e plataformas como o YouTube, o Gmail e tantas outras.

Nos últimos anos, e sobretudo em 2017, a Google tem apostado no machine learning. Ou por outras palavras, na inteligência artificial. Incorporando-a nos smartphones através da Google Assistant e em altifalantes inteligentes como a sua Google Home e todas as variantes desta coluna.

Vê ainda: “Xiaomi Mi 7 focar-se-á nestes dois fatores essenciais” – Lei Jun

Aliás, este pequeno dispositivo, o Google Home está a trazer este motor de busca para o lar de milhões de consumidores espalhados pelo mundo. Com efeito, depois de mais uma quadra natalícia e apesar de não revelarem os números em concreto, em declarações à Reuters, o porta-voz da Google, Nicol Addison afirma que a empresa está muito feliz com os resultados.

Google – De motor de busca a presença assídua no Lar

Durante esta última quadra natalícia a Google estava a oferecer a sua Home a todos os consumidores que comprassem os eus Pixel e Pixel 2. Vendendo também, separadamente, a coluna Bluetooth por apenas 29 dólares nos principais pontos de venda nos Estados Unidos da América.

Aliás, recentemente a Google anunciou que a adoção da sua Google Assistant (a assistente e “motor de busca” dos tempos modernos), está a ser muito positiva. Ao longo de todo o ano de 2017 terá crescido consideravelmente. O público tem-se rendido às funcionalidades desta inteligência artificial.

Aliás, no blog oficial a tecnológica norte-americana refere uma cifra bem vistosa. “Mais de 400 milhões de dispositivos” já utilizam a sua Assistant. Esta é mais do que um simples motor de busca e consegue auxiliar-te em certas tarefas ao longo do teu dia-a-dia. Desde informações até ao agendamento de compromissos, as suas capacidades aumentam de dia para dia.

Apresentando a Google Assistant:

Quem diria, que de motor de busca fundado em 1998 por dois jovens, Larry Page e Sergey Brin, até aos dias de hoje em que  é a principal subsidiária da recém-criada Alphabet Inc. Foi sem dúvida uma grande evolução para esta empresa norte-americana.

Contudo, ainda há muito caminho pela frente e apesar de os 400 milhões de dispositivos já equipados com a Assistant, esta funcionalidade permanece uma incógnita para milhões de consumidores. Sobretudo para países não anglófonos, a curva de aprendizagem pode ser especialmente dura.

Google Home é sinónimo de tecnologia para o Lar

Neste momento, o motor de busca inteligente (a Assistant), está presente em praticamente todo o hardware da Google e não só.

Desde todo e qualquer smartphone Android recente, até aos relógios inteligentes, às TV’s, até mesmo aos Chromebooks, tablets, altifalantes inteligentes, etc. A lista vai crescendo de dia para dia. Da mesma forma, os serviços de terceiros que podem ser controlados com a Assistant também vai aumentando. Desde controlar a iluminação no Lar até aos eletrodomésticos.

A “Home” é sem dúvida o lar da Google Assistant. É também o suporte físico para controlares um crescente portfólio de ações e comandos de voz. Aliás, agora tens até vários tamanhos e configurações da “Home” por onde escolher. Do mini ao MAX.

Google Home 4gnews motor de busca Lar
A lista de dispositivos e eletrodomésticos passíveis de controlo com o Home continua a aumentar

Aliás, desde que introduziram o Google Home mini que este motor de busca tem vendido uma destas colunas Bluetooth inteligentes a cada segundo. Dados da própria empresa. O segredo para o sucesso passa pelos pequenos dispositivos. Todos eles capazes de acrescentar toda uma nova vida ao lar a que se destinam.

Para além de anunciar o número cada vez mais “gordo” nas vendas. Sobretudo nos Google Home e dos dispositivos equipados com a Assistant, a tecnológica norte-americana aproveitou também para fazer um breve apanhado. Aí, listou todas as novidades que foram sendo acrescentadas ao seu motor de busca inteligente.

Google Home é bem mais do que um simples motor de busca para o Lar

Começando pelo Voice Match (correspondência de voz), Broadcast (transmissão). E também o Hands-Free Calling (telefonia por mãos livres) sendo algumas destas novas adições.

Veio também confirmar a compatibilidade de 225 empresas diferentes com a sua Assistant. Além de um total de 1500 dispositivos para o lar, controláveis através da Home. A lista continuará a crescer ao longo de 2018.

Números que se expandem além dos Estados Unidos da América. Atualmente, já bem mais avançado que um motor de busca para o Lar. O Google Home e Assistant suportam 8 idiomas diferentes. Estão também disponíveis oficialmente em 12 países. Números que demonstram um crescimento saudável. Agora, só falta mesmo chegarem oficialmente a Portugal, e claro, também ao Brasil.

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de FacebookInstagram. Estas são as nossas principais redes sociais.

E claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Podes também descarregar a nossa app para Android, AQUI. Desta forma terás acesso a todas as notícias e novos conteúdos a partir do teu smartphone

E tu, gostarias de ter esta Google Assistant ao teu serviço no teu lar? E já agora, lembras-te quando foi a primeira vez que utilizaste este motor de busca? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e S9+ terão várias opções de armazenamento e RAM

Sony Xperia XZ1 Premium, Xperia XZ1 Plus e XZ1s chegarão na MWC 2018

Huawei apostará no segmento de smartphones económicos em 2018

Viareuters
FonteGoogle Blog
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).
Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia