Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google Mensagens resolve finalmente uma das principais frustrações dos utilizadores

A Google continua a implementar mudanças no seu ecossistema e, desta vez, a 'fava' calhou à app Mensagens.

google mensagens
Imagem gerada por ChatGPT

O Google Mensagens continua a receber melhorias neste início de 2026. Desde que o ano começou, já são duas as novidades que app se prepara para implementar. Porém, como diz o ditado "não há duas sem três" e, como tal, há uma terceira funcionalidade a caminho.

Esta diz respeito à forma como os utilizadores partilham fotografias e vídeos, graças à integração do novo seletor de fotografias do Android. A novidade já tinha sido anunciada em outubro e agora foi destacada numa publicação recente no blogue oficial Android Developers e dada a conhecer pelos colegas do 9to5Google.

Na prática, conforme explica a Google, esta abordagem "elimina a necessidade de os utilizadores alternarem entre aplicações ou de se preocuparem se a fotografia desejada está armazenada localmente ou na nuvem". Além disso, há também uma novidade em termos de privacidade e segurança já que a app não precisa de "aceder às fotos ou vídeos do utilizador até que este selecione algo", lê-se.

O que vai mudar?

Assim sendo, dentro de uma conversa, ao tocar no ícone da galeria junto ao campo de texto, surge uma interface combinada que junta a câmara e o seletor de fotografias integrado. À medida que o utilizador faz scroll, a grelha cronológica inversa de imagens e vídeos expande-se até ocupar todo o ecrã, sendo identificado no topo com a indicação "Para [contacto]".

A equipa de programadores responsável, salienta as várias vantagens desta mudança. Uma delas é o posicionamento intuitivo, já que surge logo abaixo do botão da câmara, permitindo escolher facilmente entre tirar uma nova fotografia ou selecionar uma existente. Há também uma visualização dinâmica, que mostra imediatamente uma pré-visualização ampliada da imagem escolhida, podendo confirmar assim que efetivamente é a imagem que queres enviar.

Caso a fotografia seja desmarcada, a pré-visualização desaparece, o que ajuda a manter a interface limpa. Outro ponto forte é a possibilidade de expandir rapidamente a visualização para aceder a mais conteúdos. A vista inicial dá prioridade às fotografias recentes, mas é possível 'entrar' na biblioteca e procurar, incluindo conteúdos guardados na nuvem do Google Fotos.

Promoção do dia

Google Pixel 9a com 128 GB
Google Pixel 9a com 128 GBcâmara IA, bateria de 24h, cores vibrantes, funcionalidades Google
399,00 €Amazon
549,00 €-27%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Tomás Cascão
Tomás Cascão
Mestre em Media e Jornalismo pelo ISCTE. Apaixonado por tecnologia, gadgets e tudo o que envolve algumas das maiores aplicações do mundo, como o WhatsApp ou o Google Maps. É também um ávido consumidor de Streaming, sendo que a Netflix tem um lugar especial no coração.