O Google Mensagens, que nos últimos tempos tem vindo a receber várias novidades, nomeadamente a possibilidade de copiar apenas o URL, prepara-se para recuperar uma funcionalidade que muitos utilizadores nem chegaram a perceber que tinha desaparecido.
Apesar de não ser algo fundamental para o seu funcionamento, a verdade é que o regresso do histórico de edições das mensagens está a ser trabalhado pela gigante tecnológica. Esta é uma ferramenta que muitos utilizadores gostariam de ver no WhatsApp.
Esta opção existiu durante muitos anos, mas com a atualização de software de julho de 2025 acabou por ser descontinuada, explica o Android Authority.
Anteriormente, sempre que uma mensagem era editada, tanto o remetente como o destinatário podiam consultar as versões anteriores. Bastava manter a mensagem pressionada, aceder ao menu de opções e selecionar "Ver detalhes" para visualizar o texto original e as alterações feitas.
O que já se sabe?
Com a nova interface, essa informação deixou de estar disponível, o que deixou muitos utilizadores descontentes. Agora, a mesma publicação analisou o código da versão 20260121 do Google Mensagens e concluiu que a Google está a trabalhar ativamente para reintroduzir esta funcionalidade.
Os indícios apontam para a integração do histórico de edições diretamente na nova área de detalhes da mensagem, mantendo um funcionamento semelhante ao da interface antiga.
Quando estiver disponível, os utilizadores poderão novamente consultar a mensagem original e todas as edições realizadas, aumentando a transparência nas conversas.
Embora a funcionalidade ainda não esteja ativa para o público, o seu estado de desenvolvimento sugere que poderá chegar em breve.
Recentemente, a plataforma também implementou um novo menu de contexto e anunciou que está a trabalhar numa melhoria importante na funcionalidade Resposta Inteligente.