Google quer que passes menos tempo com o smartphone

Filipe Alves

Google quer que passes menos tempo com o smartphone

A Google anunciou ontem na sua conferência de desenvolvedores que estava a criar mudanças significativas ao User Interface Android. O Android P trará novidades interessantes a nível de novas características, contudo, nada é melhor do que a nova "Digital Wellbeing" (Bem-estar digital).

A empresa de Mountain View foi explícita naquilo que afirmava. As pessoas estão demasiado tempo no seu smartphone. Está na hora de olhar para cima e passar um pouco de mais tempo no mundo real.

Vê ainda: Android P: Tudo o que muda com a versão Beta pública

Facebook, Instagram, Snapchat ou até Youtube. São milhões de possibilidades no mundo digital que nos fazem abster do quotidiano "real".

Com estas novas medidas, a Google não proíbe a utilização do equipamento, contudo, pretende dar uma ideia mais concreta de quanto tempo gastámos no nosso smartphone.

Google acredita que os utilizadores passam tempo demais no smartphone

A nova aplicação que sairá no Android P com o nome de "Dashboard", dará informações de utilização ao portador do equipamento. Dirá quantas horas o smartphone foi utilizado e quais as aplicações mais utilizadas.

Poderás definir determinado tempo para determinada App. Se não queres passar mais de 30 minutos por dia no Youtube, basta ativares uma notificação com tal informação. Esta será uma forma de estarmos mais cientes do tempo em que passamos a olhar para um ecrã.

O novo modo "não incomodar" fica ativo simplesmente virando o smartphone com o ecrã para uma superfície. Poderás previamente definir quais são as notificações importantes mesmo em modo "não incomodar" para ter a certeza que mesmo não estando a prestar atenções ao smartphone não ficas incontactável.

As notificações do Youtube, por exemplo, serão também agrupadas. Em vez de receberes várias notificações ao dia, poderás definir uma hora para receberes todas as notificações do dia.

Estas são medidas mais do que válidas. Sou um blogger de tecnologia e adoro smartphones, porém, chega a determinada hora do dia em que deixo totalmente o mundo digital. É importante não perder a nossa vida a olhar para um ecrã. A tecnologia chegou para nos aproximar não o contrário. Vê o vídeo abaixo para teres uma noção mais concreta da nova possibilidade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi, OnePlus e Nokia são as primeiras a receber o Android P

Google Fotos trará melhorias consideráveis na próxima atualização

Xiaomi Mi 7 revela todos os seus segredos em fotos reais ”hands-on”

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.