Google vai melhorar funcionalidade que causou polémica na beta do Android Q

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A primeira versão beta do Android Q foi lançada recentemente, e apesar de ter revelado excelentes novidades, acabou por trazer também algumas alterações controversas. Uma delas foi a alteração na forma como se interage com as notificações, que já não permite a sua eliminação com um swipe em qualquer direção.

Para eliminar uma notificação no Android Q terás sempre de realizar um swipe para a direita. Por sua vez, se o fizeres para a esquerda, terás acesso aos botões de snooze ou bloqueio. Esta foi uma alteração muito controversa, uma vez que limita a liberdade dos utilizadores de forma totalmente desnecessária.

Relembro que atualmente no Android Pie, é possível eliminar uma notificação em qualquer direção, enquanto se fizeres um movimento mais lento, terás acesso aos ditos botões. Esta parece ter sido mais uma, entre muitas novas alterações que foram implementadas apenas para 'inglês ver'.

Afinal as notificações no Android Q não serão tão más como se pensava

De acordo com uma nova publicação no Google Issue Tracker, a empresa irá afinal introduzir uma nova adição a esta característica. Com o objetivo de apaziguar os ânimos, no Android Q será possível pelo menos escolher para que lado terás de fazer swipe para eliminar notificações.

Uma vez mais, parece uma alteração impossível de explicar quando comparado com a atual funcionalidade no Android Pie. Mas ao menos, não irá limitar tanto as opções dos utilizadores.

É verdade que esta é uma característica que poderá parecer pouco relevante para muito utilizadores. No entanto, uma alteração desta natureza poderá afetar consideravelmente toda a fluidez de utilização dos smartphones. Como se costuma dizer, "em equipa que ganha não se mexe"... por isso não se entende o porquê de alterar uma funcionalidade que não apresentava nenhum tipo de problema.

Por fim, não se sabe ainda quando é que esta opção extra poderá ser implementada no Android Q. Mas o mais provável é que a possamos ver já durante as próximas versões beta.

Editores 4gnews recomendam:

  • CUIDADO: Novo malware no Android está a roubar dinheiro aos utilizadores
  • Mensagens Android adiciona uma pequena (grande) novidade!
  • Apple Music está cada vez mais popular... no Android!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.