Google “mata” uma das suas aplicações mais úteis na Play Store

Rui Bacelar
Comentar

A Google acaba de remover da sua Play Store uma das apps de Realidade Aumentada (RA) mais úteis para Android. A aplicação Measure podia ser usada para medir objetos comuns com recurso à câmara fotográfica dos dispositivos móveis.

Era uma ferramenta gratuita que colhia boas avaliações na loja oficial, mas que terá sido remetida ao "cemitério" da Google sem razão aparente para tal. Há, no entanto, uma alternativa à Measure, também disponibilizada pela Google, mas com um senão.

A Measure era uma app gratuita e útil da Google

Para os utilizadores interessados será possível usar uma versão idêntica à da aplicação que acaba de ser removida da Play Store, mas só através da Web. Assim, continuaremos a poder medir facilmente objetos com recurso à câmara do smartphone, por exemplo.

No entanto, teremos que aceder à página da Measure Up através de um browser como o Google Chrome para tirar partido das suas funcionalidades. Até então bastaria abrir a aplicação gratuita, uma ferramenta que demos a conhecer já em 2019 na 4gnews.

Importa frisar que a Google não justificou a sua remoção da Play Store. A ausência foi notada primeiramente pelo portal Android Police, dando conta da sua falta. Note-se, contudo, que a aplicação continua a ser apresentada para quem já a tinha instalada.

Ao observar o seu changelog, contudo, vemos a referência à versão final, dando a entender que essa é a última atualização a que terá direito. Por outro lado, realçamos que a mesma continuará a funcionar normalmente até ser removida pelo utilizador.

A app da Google media distâncias através da câmara do smartphone

Google Measure
Através da câmara e da Realidade Aumentada era possível medir objetos.

O aviso apresentado é bastante claro "Esta app já não é suportada e não será atualizada. Os utilizadores que a tenham instalado poderão continuar a utilizar a app em dispositivos compatíveis.". É, portanto, o fim da linha para mais uma app Google.

A particularidade desta aplicação Google residia, por exemplo, na sua gratuitidade e no facto de não carecer de hardware especializado. Isto é, apenas com a câmara do smartphone ou do tablet, os algoritmos eram capazes de executar as medições.

Era uma ferramenta bastante útil para ter instalada, podendo substituir uma fita métrica em determinadas ocasiões. Note-se que existem várias alternativas na Google Play Store, mas sendo a maioria aplicações pagas e não tão completas e fiáveis.

As suas funções podem ser integradas na G Cam

Há, contudo, uma réstia de esperança para quem continuar a usar as suas funcionalidades no smartphone sem ter que abrir o browser em cada utilização. De acordo com algumas fugas de informação a Google poderá integrar as suas funções na G Cam.

A sua presença foi detetada numa das versões de teste da aplicação de câmara fotográfica da Google reservada para os dispositivos móveis da linha Pixel. Esta app é extremamente procurada para substuir, em várias outras fabricantes, a app de câmara pré-instalada.

Aguardamos agora pela distribuição das próximas versões estáveis da Google Camera, ou G Cam para podermos aferir a sua presença nas opções de criação e captação de imagem.

Por fim, para os mais ávidos utilizadores de Android continua a ser possível instalar o ficheiro APK através desta ligação, fazendo o sideload com o pacote de instalação. Não é de todo o ideal, mas funcionará.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.