Google Maps vai expor publicamente as empresas que pedem reviews falsas

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Quantas vezes já usaste o Google Maps para procurar um hotel ou um restaurante e confiaste nas reviews dos utilizadores para fazer a escolha? E quantas vezes já desconfiaste dessas mesmas reviews, seja porque são demasiado elogiosas ou odiosas, ou porque não batem minimamente certo com experiências anteriores nesses locais?

A verdade é que a guerra das reviews falsas está de novo ao rubro e é a própria Google que a pretende reforçar em todo o mundo, depois de um período em que o fez no UK.

A ideia é atualizar a sua política de Fake Engagement associada ao Google Maps e expor publicamente as empresas que solicitam reviews falsas para os seus perfis. Mas nem tudo parece resolver esta questão.

Dos avisos à remoção e bloqueio das reviews

Google Maps vai expor publicamente as empresas que pedem reviews falsos
Imagem: Google LLC

O surgimento de falsas reviews a empresas com produtos e serviços listadas no Google Maps está longe de ser novo. Sempre houve reviews de amigos, de utilizadores coniventes, de utilizadores pagos e até de utilizadores ‘inimigos’; mas a banalização das ferramentas de IA aumentou, de forma exponencial, as avaliações falsas publicadas nos perfis comerciais do Google.

A ideia do gigante norte-americano é exatamente combater essa prática, criando políticas que permitam detetar e controlar pedidos de falsas reviews e publicações, bem como impor restrições às empresas que violem essas políticas.

Informações do Android Police dão conta de uma reunião da Google onde foram confirmadas as medidas a adotar para quem não seguir as regras: exibição pública de avisos nos perfis das respetivas empresas; remoção temporária das reviews; e bloqueio temporário de novas reviews e avaliações.

Como distinguir as falsas reviews?

Google Maps vai expor publicamente as empresas que pedem reviews falsos
Imagem: Google LLC, com edição 4gnews

Segundo o The Verge, as novas políticas definidas pela Google indicam que as contribuições a publicar no Google Maps “devem refletir uma experiência genuína num local ou empresa”, alertando as páginas comerciais que não têm permissão para exibir conteúdo que não “representa com precisão o local ou produto em questão” ou dependa de “pagamentos, descontos ou brindes” a quem faz as reviews.

Do processo de deteção a Google promete também procurar as avaliações que tentem manipular as classificações, “publicando a partir de várias contas ou que utilizem emuladores, sistemas operativos modificados ou outros métodos que imitam o envolvimento genuíno”.

As dúvidas não se prendem propriamente com a definição da origem das falsas reviews, mas com a forma como a Google as irá conseguir detetar com precisão.

As novas políticas parecem apostar sobretudo na prevenção através da exposição pública, dissuadindo as empresas de tentarem inflacionar artificialmente as suas classificações, por um lado, alertando também os utilizadores para a fiabilidade das informações que encontram.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.