Durante a Google I/O, a empresa apresentou um foco enorme nas suas políticas de privacidade e novas ferramentas que irá em breve colocar à disposição dos seus utilizadores. Esta é uma estratégia importante, visto que grande parte dos seus serviços dependem diretamente das informações recolhidas dos seus utilizadores.
Uma das suas aplicações que vai receber importantes novidades é o Google Maps, que irá colocar à disposição um 'Modo Incógnito', à semelhança do que acontece no Google Chrome. Este modo vai permitir ao utilizador usufruir de todas as funcionalidades da aplicação, sem que nenhuma informação seja partilhada com a Google.
O Google Maps é um dos serviços da empresa de Mountain View que depende da informação recolhida. Para que consiga executar muitas das suas funcionalidades, assim como sugestões de rota, restaurantes, lojas e muito mais. No entanto, em diversas situações, os utilizadores poderão sentir a necessidade de realizar uma pesquisa ou viajem, de forma privada.
Modo Incógnito do Google Maps terá fácil acesso para todos
Antes de mais, é importante realçar que esta funcionalidade ainda não se encontra disponível. Durante a sua apresentação na Google I/O, foi apenas revelado que irá ser implementada em breve.
Ainda assim, ficámos a saber como poderá ser ativada. Atualmente já podes encontrar a imagem de perfil da tua conta Google no canto superior esquerdo do ecrã, assim como acontece em tantas outras Apps da empresa. Ao clicar na imagem, tens acesso direto à lista de contas em que estás ativo. Uma vez ativada esta funcionalidade, vais passar a encontrar a opção para ativar o 'Modo Incógnito', substituindo a tua imagem pela típica silhueta preta com um chapéu.
Google quer conquistar a confiança dos seus utilizadores
Tal como referi no início do artigo, a grande maioria dos serviços da Google depende da informação recolhida para que possam funcionar a 100%. Por isso, é importante que os utilizadores confiem na empresa, e que continuem a conceder o acesso às suas informações.
Para tentar reconquistar uma vez mais a confiança dos milhões de utilizadores, a Google continua a trabalhar no desenvolvimento de novas ferramentas de controlo de privacidade. Relembro que recentemente anunciaram a chegada de uma nova funcionalidade que permite a eliminação automática de dados de pesquisa e navegação na internet.
Desta forma, os utilizadores poderão sentir-se mais seguros ao utilizar os seus serviços, sentindo-se menos tentados a negar totalmente o acesso da empresa aos seus dados.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Play Store passa a sugerir a remoção de apps menos usadas
- Google Fuchsia ainda não tem um objetivo específico traçado
- Google Maps agora ajuda-te a escolher o mais popular de cada restaurante