O Google Maps continua a ser a aplicação de mapas mais popular para os utilizadores Android e não só. Mas, em breve, este serviço terá um novo concorrente, o Apple Maps.
Informações avançadas pela publicação Autoevolution, revelam que a Apple está a preparar uma versão da sua aplicação de mapas para o Android. Um esforço para tentar levar alargar substancialmente o seu número de utilizadores ativos.
Como seria de esperar, não há nenhum comentário oficial da parte da Apple relativamente a este tema. O silêncio continua a marcar a postura da empresa face a este projeto.
Terá o Apple Maps estofo para rivalizar com o Google Maps?
Esta é a questão que muitos colocarão perante esta notícia. E a verdade é que a aplicação Apple Maps ainda tem de evoluir bastante para conseguir ser um rival à altura do Google Maps.
Nos últimos anos, o Apple Maps foi vítima de uma reformulação profunda. A empresa reviu a sua aplicação de navegação do zero para a tentar tornar mais apelativa para os utilizadores.
Com a apresentação do iOS 18, a Apple revelou algumas novidades para a sua aplicação. Por exemplo, será adicionado um novo botão que permitirá aos utilizadores adicionar os seus locais favoritos e colocar notas sobre o mesmo que aparecerão sempre que fizerem uma pesquisa por esse local.
Ademais, será possível criar rotas personalizadas para caminhadas. Serão também adicionadas algumas funcionalidades especialmente pensadas para escalada, como mapas topográficos, rotas offline ou notas para percursos específicos.
Recentemente, o Apple Maps recebeu informações de trânsito em tempo real para a cidade de Tóquio. Entre elas encontrarás informações detalhadas dos horários de alguns transportes públicos.
Apesar dos esforços encetados pela Apple, a verdade é que a sua aplicação ainda carece de muitos detalhes que o Google Maps possui. E para quem já está habituado a esta aplicação, será difícil trocar para algo que apresente um valor inferior.
Em todo o caso, devemos dar o benefício da dúvida ao Apple Maps. Caso o seu lançamento no Android se confirme, veremos que argumentos ela apresentará para tentar convencer os utilizadores.