Há quem diga que a Inteligência Artificial (IA) está a conquistar o mundo e, pelo menos nas aplicações, a sua presença é cada vez mais notória. No Google Maps, por exemplo, está a ser criado um novo recurso de IA que pode dar muito jeito, na ótica do utilizador.
Na prática, é uma espécie de chatbot, à semelhança do “Ask Gemini”: a diferença é que o seu nome seria “Ask Maps”. Esta ferramenta permitiria o utilizador descrever o que procura. Do outro lado, o Maps daria mais detalhes relevantes e, claro está, a localização.
Como refere a Android Authority, a descoberta foi feita numa análise ao código-fonte da aplicação. Na sua versão beta “25.41.03.815390258”, foi possível ver que o objetivo era criar um botão logo na página inicial do Google Maps, em baixo da barra de pesquisa.
Como é que o botão apareceria na aplicação?
Na imagem em baixo, é possível ver o aspeto visual do botão. Tem uma “estrelinha” tal e qual como o Gemini e é logo a primeira opção abaixo da pesquisa, o que sugere logo um papel de claro destaque.

No exemplo dado pela mesma fonte de informação, o utilizador perguntou ao Google Maps onde é que fica a montanha mais alta do Japão. O Maps não se limitou a responder que era o Mount Fuji e acrescentou ainda a altura concreta da mesma e a região onde se insere.
Efetivamente, são várias as situações onde este recurso pode ser útil. Faz de conta que queres ir ao sushi numa cidade que não conheces bem. Podes simplesmente perguntar quais são os melhores restaurantes de sushi nesse mesmo sítio e, previsivelmente, terás uma resposta elucidativa.
É importante referir que, nesta fase, o recurso de IA ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Ou seja, ainda há certamente ajustes a fazer nesta funcionalidade, pelo que ainda não sabemos oficialmente quando é que esta será implementada.
De qualquer forma, uma coisa é certa: pode fazer jeito a muita gente.