A tecnologia também se pretende inclusiva e, por isso mesmo, o Google Maps introduziu uma novidade que pode ser bastante útil. Na prática, tratam-se de relatórios feitos pela app acerca de locais de transportes públicos com pouca acessibilidade.
Assim sendo, pretende-se servir melhor aqueles que têm algum tipo de deficiência física ou lesão, que os impedem de entrar pelos acessos ditos convencionais. De acordo com a Tom’s Guide, também a ausência de elevadores ou escadas rolantes entra na equação.
Só está disponível em algumas cidades, por agora
Nesta fase, a funcionalidade já pode ser vista em iOS, Android e desktop. O problema é que, por enquanto, o recurso em questão só está disponível em algumas cidades. Entre estas: Nova Iorque, Paris, Seattle, Boston, Budapeste e Brisbane.
Se vai chegar a Portugal ou não? Face àquilo que sabemos hoje, torna-se difícil dar uma resposta, pelo que teremos de aguardar para ver se a Google quer expandir a ferramenta ou não. Contudo, uma coisa é certa: podia ser muito útil a quem mais precisa.
Como se ativa a ferramenta no Maps?
Outro aspeto que nos cativa acerca desta funcionalidade é que não é nada difícil de usar. Tanto assim é que só precisamos de cumprir um conjunto restrito de pontos:
-
Abrir o Google Maps e digitar o destino para onde te pretendes dirigir
-
Clicar nos três pontos do canto superior direito
-
Ir até “Opções” e depois até ao modo “Acessível para cadeira de rodas”
Assim que isso estiver feito, é previsível que recebas sempre um alerta, quando o destino que colocas não é compatível com mobilidade reduzida. Desta forma, planear uma viagem, especialmente com companheiros com alguma deficiência física, torna-se bastante mais simples.
Outras melhorias inclusivas do Google Maps
Para além desta questão, a app do Maps também está atenta a quem tem problemas visuais. Uma ferramenta que pode ajudar bastante quem sobre dessa condição é o “Screen Reader”.
Como o nome indica, este lê o que se passa à volta, através de um scan feito com a câmara do telemóvel. Depois de captar o ambiente, o Google Maps explica, de forma audível, o que é que se passa nas redondezas. É mais uma forma de dar mais segurança a quem tem problemas visuais.
Resta-nos aguardar e ver se esta funcionalidade chega a Portugal.