O Google Maps tem uma novidade bastante prática para quem vive a guardar moradas através de capturas de ecrã: já é possível guardar automaticamente locais a partir de screenshots com informação de localização.
O truque parece feito à medida para quem anda sempre a planear viagens ou a anotar sítios para visitar, mas… por enquanto, só chegou ao iOS.
Uma funcionalidade que lê capturas de ecrã e transforma em listas de locais

Lançada oficialmente em março, conforme reportou o Android Authority, a nova funcionalidade começou agora a ser implementada no Maps para iPhone e iPad. A funcionalidade utiliza a inteligência artificial da Gemini para analisar as capturas de ecrã guardadas no dispositivo e identificar locais com base nos endereços ou mapas visíveis.
Como seria de esperar, a aplicação só consegue aceder às tuas capturas se lhe deres permissão para ver as tuas fotografias. Numa publicação de blogue divulgada ontem, a Google explicou que, depois de autorizada, a app do Maps deteta automaticamente quando fizeres uma nova captura com informação de localização e mostra um aviso a indicar que há novos locais prontos para revisão.
Essas localizações guardadas também podem ser encontradas no separador “Tu” da app do Maps, marcadas com o selo "Experimenta!". Ao tocar, é apresentado um pequeno vídeo explicativo, e é possível testar a funcionalidade diretamente nesse ecrã.
E no Android?
Para quem usa Android, a novidade ainda não chegou. A Google confirmou que está a trabalhar para lançar a funcionalidade também para os utilizadores do seu próprio sistema operativo, mas, por agora, não há uma data concreta. Fica a promessa — e alguma ironia, já que a ferramenta se estreia primeiro no rival.
Até lá, os fãs do Android vão ter de continuar a guardar endereços à moda antiga. Ou pedir a um amigo com iPhone para organizar os roteiros por eles.
Promoção do dia!